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Thatiane Corbellini, diretora sênior de estratégia e operações comerciais da General Mills no Brasil

O valor da conexão emocional com o consumidor

Diretora da General Mills fala das estratégias para ampliar relacionamento com shopper e da integração dos canais digitais para acelerar as vendas

Às vésperas de completar 168 anos de existência e no Brasil desde 1997, a multinacional americana General Mills conseguiu conquistar uma conexão emocional com o consumidor brasileiro pela “brasilidade” e pela qualidade de seus produtos. É o que aponta Thatiane Corbellini, diretora sênior de estratégia e operações comerciais da General Mills no Brasil, que participou, hoje (07), da 908ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA. Dona das marcas Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, a companhia tem o Brasil como uma das cinco regiões prioritárias no mundo, fazendo pesquisas regionais para conquistar os consumidores com farofas, pipocas, temperos, snacks, etc. Na live, a executiva contou como funciona a área especializada em capturar insights, que permitem inovar com base nas preferências dos clientes, além de falar sobre a integração dos canais digitais para impulsionar as vendas.

Lembrando que a General Mills se situa entre as sete maiores empresas de alimentos do mundo e é a terceira maior nos Estados Unidos, Thatiane disse que, no Brasil, ela é mais conhecida por suas marcas, notadamente pela Yoki, presente em 90% dos lares brasileiros, segundo ela, pela sua relevância e quantidade de tipos de produtos. Quanto à marca Kitano, ela indicou que também tem forte presença nacional com seus condimentos. Sem falar na marca mais global da empresa que é a de sorvetes premium Häagen-Dazs.

Há quase sete anos na General Mills, Thatiane disse que lidera agora uma área que integra três verticais muito importantes: o marketing para o consumidor; a de inteligência comercial, por meio dos pontos de vendas; e a de vendas propriamente dita. “São 1,5 mil pessoas envolvidas em trabalhar nossos produtos, gerando a percepção de qualidade dos mesmos e estabelecendo uma parceria forte com os varejistas e distribuidores, aqueles que fazem os produtos chegarem até a casa do cliente.”

Indagada sobre a escolha do Brasil como um dos cinco mercados prioritários, ela respondeu que o motivo se dá pelas dimensões  do País e o potencial de uma pujante classe média. “Trata-se de uma nação que, a despeito das oscilações na macroeconomia, continua crescendo e, por isso, ganha destaque na nossa plataforma internacional de investimentos.” A preocupação, agora, frisou a diretora, é consolidar o crescimento de algumas categorias que avançam à base de dois dígitos, também pela mudança de comportamento do consumidor brasileiro que busca, cada vez mais, conveniência. Por isso, a empresa pensa em oferecer produtos que simplifiquem a vida das pessoas. “Detectamos isso em pesquisas, para verificar como essa tendência se materializa em cada região do Brasil.”

Outro ponto ressaltado pela executiva é a busca por ofertar produtos que possibilitem uma experiência diferenciada. Ouvindo muito o consumidor, por exemplo, foi criada a pipoca de micro-ondas com quatro sabores de manteiga, sendo uma que foi atendendo a uma vontade do consumidor que é a “pipoca do cinema”, bem amanteigada. “Conseguimos essa interação com o consumidor graças a metodologias de pesquisas desenvolvidas globalmente pela General Mills. Essa é uma vantagem de ser multinacional e que nos permite ter uma área aqui no Brasil dedicada apenas em colher insights, investigando permanentemente o comportamento do consumidor, de uma forma proativa, para nos anteciparmos ao detectar tendências. Sempre testando e aprimorando.”

Perguntada sobre os desafios para manter a liderança nos nichos conquistados, ela disse que é necessário ter um equilíbrio entre o padrão de qualidade e ser acessível ao bolso do consumidor, sem deixar de lado a brasilidade construída à base dos produtos. ”Por exemplo, a festa junina é dominada pela Yoki. Os varejistas já se acostumaram a montar as barracas com os nossos produtos nas lojas e os consumidores também já se habituaram. É impressionante ver a conexão emocional que se estabeleceu entre nossos produtos e os brasileiros, notadamente nesse período, que vai se estendendo, tendo lojas que montam a barraca já em abril.” Dentro disso, ela falou das características diferenciadas que essa festa tem nas diferentes regiões brasileiras, tendo a empresa que adaptar a apresentação dos produtos para manter a conexão.

Houve tempo ainda para Thatiane falar do desenvolvimento colaborativo dos canais digitais com outras indústrias para impulsionar o consumo, tanto junto com as empresas de entrega quanto com o e-commerce dos varejistas, além de destacar as ações de recorrência, as inovações, campanhas de marketing e tendências. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 907 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA retornará amanhã (08), com a presença de Raimundo Ribeiro, diretor de marketing e comercial da Fujitsu, que falará da jornada de experiência para além da compra; na quinta, será a vez de Claudio Mifano, cofundador e CEO da Livance; e, encerrando semana o Sextou realizará Café da Manhã Híbrido – 25 anos da Grube/ClienteSA, sob o tema “Cultura cliente: Como tecnologia e gestão agregam valor à experiência”.

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