O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Natura e Avon criam conselhos para acompanhar transformações da venda direta 

Marcas utilizam vivências de consultoras e consultores de beleza para otimizar processos, fortalecer o negócio e evolução dos indicadores de performance

A Natura e a Avon anunciaram a criação de conselhos compostos por consultores e consultoras de beleza. O projeto, iniciado em 2022 pela Natura, se transformou no último ano a partir da integração das operações com Avon, que também unificou a força de vendas. Atualmente, as marcas contam com 1,8 milhão de desses colaboradores no Brasil, sendo que na América Latina o número chega a 3,5 milhões. 

As marcas, que têm a atividade de empreendedorismo como o centro de seu negócio há décadas, se aproximam ainda mais de sua rede com o objetivo de ampliar a voz de suas consultoras internamente, garantindo escuta ativa e construção conjunta. Com o movimento, espera-se adequar e evoluir gradualmente a proposta de valor da atividade de consultoria de beleza Natura e Avon, além de potencializar o desenvolvimento e a prosperidade da rede. Desta forma, as marcas garantem resultados cada vez mais assertivos em todos os indicadores de performance estabelecidos pela companhia, incluindo satisfação e renda das próprias consultoras. O Conselho Construtivo é formado por 12 pessoas de diferentes níveis do plano de crescimento e relacionamento com as marcas, além de contar com diversidade étnico-racial e regional”, explicou Cida Franco, diretora de Venda Direta Avon e Natura, 

O conselho tem um papel de consultoria e direcionamento para o negócio, o que ressalta a valorização e o incentivo ao desenvolvimento da rede por parte das marcas. “Acreditamos que o negócio só faz sentido se estiver acompanhado do que chamamos de 3 P’s: pertencimento, propósito e prosperidade. O Conselho é um instrumento que traz ainda mais proximidade com a nossa rede, além de diversidade de ideias, troca de aprendizados e elaboração conjunta com quem vive o negócio na ponta. É um elo entre rede e empresa com foco na evolução da atividade da consultoria conectada ao planejamento estratégico”afirmou a executiva. 

O conselho conta com reuniões mensais, que podem ser on-line ou presenciais, estas com duração de até 8 horas, na sede da companhia em São Paulo. A cada seis meses o grupo inicia uma nova turma com alteração de alguns membros para garantir espaço a diferentes perspectivas sobre a atividade de consultoria e demais aspectos do negócio. Para a quarta turma, iniciada em abril, o grupo passou por uma renovação de 50%, garantindo maior diversidade de níveis de crescimento e presença da geração Z, alinhado com as diretrizes da Natura, que busca uma maior aproximação com esse público. 

Os temas levados para as reuniões partem de diversas áreas da companhia e vão desde a criação e desenvolvimento de produtos cosméticos e portfólio, a produtos digitais para a atividade de venda direta e estratégias de negócio, entre outros. A reunião de abril marcou um momento importante do Conselho Construtivo, que pôde conversar diretamente com o Comitê Executivo (Comex) de Natura &Co, que ouviu propostas de evoluções e construções sobre variados temas. 

Carol Martins é consultora de beleza nível diamante de São Paulo e está no conselho desde a primeira turma. Segundo ela, é gratificante ver soluções aplicadas ao negócio que surgiram de debates em reuniões anteriores. “O conselho é extremamente importante na construção conjunta com a Natura de uma consultoria saudável, próspera e sustentável. Poder compartilhar a experiência da atividade, contar as dores e dificuldades e o que ajudaria a melhorar com certeza faz a diferença”. 

Já para Elen Diana, consultora e treinadora de beleza nível ouro de Manaus, que está participando de sua primeira turma no conselho, a responsabilidade é grande. “Tenho contato diário com a rede por meio dos treinamentos, e como membro, agora tenho a responsabilidade de dar voz a essas consultoras e consultores para propor sugestões para melhorias da nossa função. A base da nossa atividade é a venda por relações e a existência do Conselho Construtivo reforça que Natura e Avon valorizam o papel da consultora e tem como objetivo fortalecer e trazer melhorias para nossa Consultoria”.

Visão de Liderança 

Em constante evolução, a empresa ampliou a iniciativa para a liderança de negócios, consultoras e consultores de beleza que estão em determinado nível na atividade e auxiliam os demais empreendedores de sua região. O Conselho Construtivo de Líderes de Negócios tem início previsto para maio, e vai abordar temas comuns sob outras perspectivas, além de outros voltados especificamente para a liderança. O novo grupo será composto por 10 pessoas, sendo 2 de cada região do país. 

“Com o Conselho de Líderes buscaremos capturar suas percepções sobre nossos processos internos para que possamos aperfeiçoar, alterar e incluir melhorias, onde os temas comuns entre os grupos serão tratados a partir de enfoques diferentes. Nosso intuito é ter uma visão ainda mais ampla, pois é por meio da venda direta que Natura e Avon chegam a grande parte dos nossos consumidores”, concluiu Cida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima