Olhando para o futuro no espelho digital – parte 1



Agora no Natal, exatamente no dia 25 de dezembro, recebi um newsletter do Center For Media Research, com um resumo do The 2008 Digital Future Project, conduzido pelo Center for the Digital Future da USC Annenberg School for Communication. O estudo, identificou várias importantes tendências sobre comportamentos online, principalmente as opiniões de adultos sobre o uso da Internet por crianças. Adultos que informaram que as crianças em seus lares passam muito tempo usando a Internet chegou a 25% dos respondentes, um aumento pelo terceiro ano seguido e a mais alta percentagem que já havia sido informada.


 


Jeffrey I. Cole, diretor do Center for the Digital Future, disso que “… depois de sete anos rastreando o impacto da Internet nós estamos enxergando tendências evolutivas que mostram que os adultos vêem certos aspectos do comportamento online das crianças como preocupante e até potencialmente perigoso.”


 


 


The 2008 Digital Future Project descobriu que:



  • 13% dos adultos disseram que as crianças em seus lares passam menos tempo com amigos.

  • O número de adultos que informaram que as notas das crianças em seus lares caiu desde que o lar começou a usar a Internet cresceu pelo segundo ano seguido.

  • 53% dos adultos disseram que predadores online são uma ameaça para as suas crianças – 24% dos adultos com crianças no lares discordaram da afirmação.

  • 63% dos adultos sentem-se desconfortáveis das crianças em seus lares participarem de comunidades online – apenas 15% mostraram conforto com isso.

 


Apesar dessas visões, a maior parte das respostas ao Digital Future Project foram positivas em relação aos benefícios do uso da Internet. 80% dos usuários de Internet com 17 anos ou mais consideram a Internet uma importante fonte de informação, acima dos 66% de 2006,  e mais alto do que TV (6%), radio (63%), e jornais (63%).


O Projeto descobriu que a associação em comunidades online mais do que dobrou nos últimos 3 anos. 54% dos membros de comunidades online logam-se em suas  comunidades pelo menos uma vez por dia, e 71% dos membros disseram que suas comunidades são muito importantes ou extremamente importantes para eles. 56% dos membros relataram que encontram outros membros pessoalmente.


75% dos membros de comunidades online disseram que usam a Internet para participar de comunidades relacionadas com causas sociais, com 40% dizendo que usam a Internet pelo menos uma vez por mês para participar em tais comunidades. 87% estão participando de causas sociais que não conheciam antes que começasse seu envolvimento com comunidades online. E 55% dizem que se sentem tão envolvidos com suas comunidades conline como com as suas comunidades do mundo real.