Além disso, 92% dos consumidores fazem compras de supermercado de forma planejada.
As compras de supermercado estão inseridas na realidade do brasileiro, facilitam sua rotina e trazem conveniência e qualidade. Cada vez mais o consumidor brasileiro está habituado com as compras online, mas a pergunta que fica é: será que o mercado brasileiro está preparado para essa evolução do consumidor?
A resposta, segundo o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, é que a empresa que estiver em todos os canais será mais relevante na jornada de compra do consumidor omnichannel e terá mais oportunidades de relacionamento e vendas.
De acordo com a pesquisa, 88% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar algo no supermercado; Desses, 73% dos consumidores que pesquisam antes de comprar em supermercados, já utilizam a internet como meio principal: 41% das pesquisas são feitas em sites de busca, seguido por 17% em Marketplaces, 15% em Redes Sociais. E apenas 20% pesquisam indo direto às lojas físicas.
Em relação às compras de supermercado, 92% dos consumidores o fazem de forma planejada (compras de reposição). Ainda assim, 30% preferem ir à loja que precisam, mas em um local que tenha outras opções de lojas (shopping centers, ruas de comércio, galerias etc.), o que leva a uma possível compra por impulso. E quando a compra de supermercado é feita por impulso (8%), o principal gatilho são as promoções (57%).
Quando a compra de supermercado é online principal meio utilizado são aplicativos da própria loja/ marca (49%). Em seguida, aplicativos de entrega, que possuem igual relevância (48%). Em terceiro, Marketplaces (42%) também é uma das plataformas mais utilizadas pelos consumidores.
O estudo ainda aponta que, embora a compra online de supermercado (16% compra semanalmente via smartphone) já faça parte da rotina dos consumidores, sua frequência ainda é bem menor do que nas lojas físicas (59% semanalmente) e apresenta características de compra diferentes. As três principais categorias de produtos adquiridas em lojas físicas são Frutas/Legumes/Verduras (77%), Proteína animal (76%) e Alimentos básicos (76%), enquanto na loja online são Alimentos básicos (58%), Produtos de limpeza (58%) e Itens de mercearia (52%).
Já a forma de pagamento é semelhante, tanto nas lojas físicas quanto no online: cartão de crédito (42% e 63%) é o meio mais utilizado. O Pix já aparece com relevância de 10% no online e 5% nas lojas físicas.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: https://sbvc.com.br/estudo-jornada-de-compra-do-consumidor-omnichannel/