Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções

Brasileiros avaliam empresas como pouco comprometidas com sustentabilidade

Pesquisa da Descarbonize Soluções mostra a maioria dos entrevistados entendendo que a participação das organizações foram apenas pontuais ou insuficientes

Em um momento em que os brasileiros demonstram vontade de adotar hábitos mais sustentáveis em 2026, cresce também o olhar crítico para o papel das empresas nesse processo. Segundo levantamento da Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, a percepção geral é de que o setor privado ainda está distante do protagonismo esperado na agenda ambiental. A maioria dos entrevistados (37%) afirma que as empresas praticaram apenas ações básicas ou pontuais de sustentabilidade em 2025.

Já 36% avaliam que o engajamento corporativo foi insuficiente, sendo que 18% acreditam que o discurso sustentável pesa mais do que as ações reais, 13% não perceberam nenhuma iniciativa relevante ao longo do ano e 6% afirmam que as empresas foram menos engajadas em 2025 do que em anos anteriores.

Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções, comenta que esses resultados mostram que ainda existe uma lacuna entre intenção e prática. “A sustentabilidade precisa deixar de ser uma pauta de marketing e se consolidar como uma estratégia real, pois iniciativas pontuais não geram transformação real. São as ações diárias que fazem diferença, com mudanças que façam parte de toda a cadeia de produção das empresas”.

Segundo ele, “além disso, os consumidores já estão atentos às marcas que possuem um discurso sustentável, mas que não aplicam as ações na prática. Empresas que utilizam a pauta da sustentabilidade apenas como uma fachada tem grandes chances de perderem sua credibilidade e o engajamento de seus clientes”.

O levantamento mostra que, enquanto 8 em cada 10 brasileiros desejam ser mais sustentáveis em 2026, há um entendimento claro de que essa responsabilidade não recai somente sobre os indivíduos: a transformação depende também das empresas, que precisam agir para tornar práticas sustentáveis mais acessíveis, estruturadas e contínuas.

Metodologia

Foram entrevistados, no dia 04 de novembro de 2025, 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais. Os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas on-line.

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