156 da Prefeitura de São Paulo agora gratuito

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Moradores da cidade de São Paulo já podem usar o serviço 156 da Prefeitura gratuitamente. Desde 26 de janeiro, a Central de Atendimento presta serviço sem cobrar a ligação originada dentro do perímetro da Capital, tanto de telefone particular como de aparelhos públicos. O serviço conta com 94% de aceitação e, entre as principais solicitações, estão informações sobre itinerários de ônibus, condições de trânsito e serviços na área de iluminação pública, poda e corte de árvores.

Para oferecer gratuidade aos usuários, a Prefeitura assumiu os custos cobrados pelas operadoras de telefonia, cotados em R$ 0,15 o pulso (a cada 4 minutos) para ligações originadas de telefone fixo, e de R$ 0,67 a R$ 0,70 (conforme tabela de cada operadora) para ligações de telefone celular. Isso foi possível graças à economia de R$ 15 milhões anuais obtida na licitação em que foi contratada, em abril de 2006, nova empresa para operar o sistema.

A Central de Atendimento 156 é gerenciada pela Secretaria Municipal de Gestão. A empresa vencedora da licitação, a Call Tecnologia e Serviços, aumentou 15% a operação do sistema, passando de 260 para 300 pontos, o que vai conferir mais agilidade ao atendimento. Atualmente, é recebido cerca de um milhão de ligações por mês. A expectativa é que, com a gratuidade, a demanda cresça 30%. Com isso, os pontos de atendimento também devem ser ampliados na mesma proporção. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados.

Novidades no atendimento – Além da gratuidade nas ligações, os paulistanos terão, ainda, um novo serviço da Prefeitura, prestado pela Central de Atendimento 156. Trata-se da mensagem de voz para telefone fixo ou celular, destinada àqueles que cadastram os números de telefone para receber dados sobre processos administrativos, como já ocorre com e-mails. Vai distribuir informações sobre o andamento de processos que anteriormente eram divulgadas apenas pelo Diário Oficial da Cidade.

Também já está em funcionamento o novo Serviço de Retorno, pelo qual a Central de Atendimento 156 liga para os munícipes que, por qualquer motivo, ligaram e não conseguiram completar a ligação. Nos primeiros 18 dias de janeiro, este serviço conseguiu localizar e atender 6.233 pessoas das 10.756 que ligaram e desligaram em seguida.

Em breve, os munícipes serão beneficiados pela Prefeitura com outro serviço, o de Mensagem Escrita no Celular, o chamado “torpedo”. Por esse serviço, quem cadastrar um número de celular ao ligar para o 156 solicitando um serviço vai receber – no momento em que isso ocorrer – a confirmação de que foram acionados os órgãos municipais que atenderão as demandas. De início, a confirmação poderá se limitar às solicitações de extermínio de foco de dengue, correção de má conduta no serviço de transportes públicos e recolhimento de lixo ou limpeza de via pública com urgência. O serviço será ampliado para outros casos que requeiram comunicação imediata sobre as providências tomadas.