Autora: Simone Barreto
As pessoas estão cada vez mais em busca de realização e conexão com um propósito. Já as organizações precisam de mais resultados e excelência. Nessa história toda, é importante lembrar que as organizações entregam qualidade e resultados por meio das pessoas, com as pessoas. Por isso, é essencial olhar os dois lados: das pessoas e do negócio. Essa mistura provoca conquistas sensacionais se um líder eficiente estiver em ação. Portanto, cito três razões para você investir em liderança:
1) Gerir pessoas é bem mais que distribuir e coordenar tarefas – A verdadeira gestão está em desenvolver as pessoas para que cada um desempenhe seu melhor, sem a necessidade de ter alguém coordenando a execução das tarefas. Pessoas bem desenvolvidas trabalham motivadas, engajadas, comprometidas e enxergam o porquê de cada uma de suas ações. Liderar passa por enxergar o potencial de cada pessoa e colocá-las no lugar certo, para que consigam dar seu melhor e consequentemente produzirem mais. Gerir pessoas tem a ver com importar-se, com treinar, com acompanhar, estar presente, ser um bom exemplo, reconhecer esforços, quase como reger uma orquestra, entendendo que todos os instrumentos são importantes e fundamentais e que na falta de qualquer um, o resultado final não é o mesmo.
2) Quando as pessoas entendem o porquê, tudo fica mais fácil – Certa vez ao dar uma palestra em uma indústria de eletrodomésticos me deparei com a afirmação de um colaborador, que disse que somente coloca parafusos na máquina e não vê como isso pode afetar o todo. Essa é uma sensação que muitas pessoas têm, de não entenderem como o que fazem pode realmente impactar profundamente no resultado final da empresa. Fizemos uma reflexão sobre o que essa indústria produz e o quanto esse eletrodoméstico é fundamental na vida das famílias, o quanto ele facilita a rotina das pessoas, mas que se faltar um ou dois parafusos ele provavelmente não vai funcionar corretamente, em algum momento vai apresentar defeito, vai ser devolvido, vai gerar manutenção ou troca, que gera prejuízo para a empresa como um todo e também uma frustração no cliente. E tudo isso apenas por causa de alguns parafusos.
Quando o colaborador tem clareza da importância do seu papel para o resultado final ele trabalha por um porque, algo muito maior do que simplesmente a ação diária que ele executa. Ele consegue se ver como parte importante, alguém que facilita a vida das pessoas, que proporciona conforto, segurança, etc.
3) Pessoas engajadas geram mais resultados – Mas o que é engajar? Significa pessoas e organizações estarem alinhadas, terem propósitos e valores semelhantes, metas e objetivos definidos em prol do resultado final e todos serem reconhecidos como parte dele. Quando a empresa tem clareza de onde quer chegar, fica mais fácil para o colaborador enxergar sua importância no processo e abraçar as tarefas com paixão e motivação. E ao alcançarem os resultados, todos comemoram e se sentem parte, mantendo elevados os níveis de motivação, produtividade e geração de resultados.
Simone Barreto é coach e treinadora comportamental da Effecta Coaching.