Metade dos profissionais brasileiros afirmou já ter assumido a culpa por falhas alheias no ambiente profissional, enquanto na média mundial o índice é de 56%, aponta a pesquisa global da Robert Half realizada com 1.775 diretores de RH de 19 países. Quando questionados sobre os motivos que os levaram a assumir a culpa de outros, 38% dos executivos brasileiros disseram que a infração era pequena e não valia a discussão e 30% afirmaram se sentir diretamente responsáveis pela falha. A Alemanha foi o país com o maior número de profissionais que admitiram ter assumido a culpa alheia, com 73%, enquanto a Bélgica apareceu em último lugar na pesquisa, com 42%.
Para Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de Engenharia e Marketing & Vendas da Robert Half, a diferença entre os índices do Brasil em relação aos de outros países é que cultura de trabalho no País é mais emocional, com funcionários focados nos relacionamentos. “Os brasileiros gostam de prestar favores e preferem não dizer não. Mas se algo errado acontece, os profissionais não querem levar bronca”, conclui. Outro dado destacado por ela é que, muitas vezes, as pessoas se preocupam mais em apontar os culpados do que tentar resolver determinada situação.