A dedicação focada na prática vocal

Recentemente, foi realizada uma série de treinamentos de voz em uma central de atendimento de telefonia celular, no Centro Oeste. Em uma empresa privada, com aproximadamente 700 atendentes, foi confirmado o profundo interesse deles em conhecer melhor a própria voz e fala, o seu instrumento de trabalho. Além disso, aperfeiçoar a comunicação verbal. Um número expressivo de atendentes tem na própria voz uma desconhecida. Nesta parcela de profissionais impera a desinformação sobre as bases preliminares de funcionamento e uso saudável da voz, e sobre como preservá-la para durar a vida toda.


Mais um agravante é o fato de atenderem a média de 150 telefonemas durante seis horas de trabalho. E, para intensificar o uso excessivo e abusivo da voz, há pouca ingestão de água, somada, em alguns casos, com o uso do cigarro e ingestão de chocolate. Outro aspecto desprezado são os momentos de descanso para a voz nos intervalos de trabalho. Na análise da questão, foi observado que 41% dos atendentes avaliavam o próprio conhecimento relativo a voz e fala como ruim, antes de serem submetidos ao treinamento de voz. Isso é quase um suicídio vocal por falta de consciência sobre o papel da voz.


Durante o treinamento, a estatística aponta para um nível de 92% referente ao interesse que o assunto desperta nos atendentes. Eles apresentam grande motivação ao serem convocados, pela empresa, para participarem do evento. Grande parte das vozes pode ser ajustada de forma rápida, simples e completamente natural e direta, com competência do profissional da voz e dedicação do atendente. Ao final do treinamento, incluso a utilização do Laboratório de Voz, cerca de 82% dos participantes respondeu que o novo conhecimento é de notável utilidade prática. Está evidenciada a melhora da voz, da comunicação verbal de cada atendente e do fortalecer da autoconfiança no desempenho da função.


Enfim, constata-se, no relato dos atendentes, dedicação focada na prática vocal, cuidados especiais e prevenção de problemas na voz. Outro aspecto importante é o desejo da maioria em continuar o aprimoramento da voz e fala, com treinamentos de manutenção que são a chave para o fortalecimento dos novos padrões adquiridos.


Janete Mayer é fonoaudióloga da Estética Vocal

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