Quando o assunto é percepção de empresa ideal para trabalhar, a geração millennials ainda dá importância a alguns fatores que eram valorizados pelas gerações anteriores. Recompensa pelos esforços e oportunidades de crescimento são classificadas como os principais fatores que determinam uma empresa ideal para se trabalhar. Esse critério foi citado por 57% dos jovens profissionais no “Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho”, pesquisa global encomendada pela Edenred, detentora da marca Ticket, e realizada pela Ipsos, para medir o nível de bem-estar no trabalho.
A diversidade é um tema cada vez mais discutido no ambiente empresarial e resultados do Barômetro comprovam essa tendência. Para 29% dos entrevistados, é muito importante que uma empresa invista em um ambiente de trabalho diversificado. Também foi identificado que os jovens trabalhadores valorizam um ambiente de trabalho transparente onde lhes é permitido desenvolver suas habilidades sem limitações. Nesse sentido, cerca de 26% dos entrevistados consideram imprescindível ter a liberdade para desenvolver seus talentos e 21% valorizam uma comunicação transparente.
De maneira geral, os resultados da pesquisa mostraram que há equilíbrio entre as respostas fornecidas, independente das gerações. Basicamente, as expectativas dos trabalhadores, de maneira geral, acabam sendo muito semelhantes como é o caso dos resultados em relação às boas condições de trabalho: 33% dos millennials consideram como prioridade, em comparação com 30% dos entrevistados de gerações anteriores. O mesmo foi observado quando foram questionados sobre flexibilidade no ambiente corporativo: 29% dos entrevistados com menos de 30 anos consideram uma prioridade dentro da empresa, contra 28% dos entrevistados mais velhos.
“A primeira fase do Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho teve mais ênfase nos hábitos dos trabalhadores de maneira geral. Nessa segunda fase do estudo, optamos por estudar mais a fundo o comportamento desses jovens trabalhadores, chamados geração millennials. São profissionais que, por terem nascido e crescido em um cenário de desenvolvimento tecnológico, possuem características próprias que nos ajudam a entender a evolução do mercado atualmente” comenta Rodrigo Shimizu, diretor de marketing e estratégia da BU Benefits da Ticket.