A festa na PA
Esquidum ziriguidum. Com direito a bateria, fantasia e samba-enredo, o Carnaval chegou com tudo nas centrais de atendimento. Colocando o clima lá em cima, as empresas de callcenter reforçaram as ações de endomarketing para engajar ainda mais os operadores nessa data. Além de campanhas para conscientizar sobre os cuidados com a saúde nesse período, a folia foi liberada nas operações como forma de motivar e integrar as equipes, evitando assim o crescimento do absenteísmo e mantendo um bom clima organizacional. É o caso da Algar Tech, que irá realizar uma série de ações nas operações. Entre elas, a empresa produziu pílulas de comunicação correlacionando os quesitos de Carnaval (samba-enredo, enredo e comissão de frente, evolução e bateria, e harmonia) e provocando o colaborador a refletir sobre qual nota daria para ele e para sua equipe nestes quesitos.
Também haverá um concurso de melhor equipe fantasiada, além da Banda Municipal de Uberlândia se apresentar na sede da empresa com músicas tema de Carnaval. Todas as iniciativas, segundo Marineide Peres, diretora de Talentos Humanos da Algar Tech, visam proporcionar ao associado um ambiente de trabalho mais agradável, reforçando a importância de realizar entregas de qualidade. “Gera uma competição saudável entre os times e uma descontração, durante uma época em que o país celebra uma data comemorativa com forte apelo cultural”, completa. A executivo reforça que essas iniciativas, que integram o calendário corporativo de endomarketing, visam a integração das pessoas, o engajamento e a melhoria contínua do clima organizacional, o que reflete na qualidade final no atendimento ao consumidor.
O Carnaval também não vai passar em branco para os colaboradores da Vikstar, que preparou uma série de ações que envolvem as unidades operacionais em Itaquera, Teresina, Londrina e Votuporanga. Entre as ações, marchinhas tocando nos ambientes comuns o dia todo e um bailinho de Carnaval com direito a Concurso de Fantasias. Além disso, as operações estão com uma decoração bem colorida e vídeos na TV Corporativa trazem dicas de comportamento e de “faça você mesmo suas fantasias carnavalescas”. A Vikstar quer, com isso, motivar os colaboradores e fazer com que saibam que ela se preocupa em tornar sua rotina mais agradável. “Temos plena consciência que iniciativas como essa, principalmente no Carnaval que é uma festa tão celebrada no País inteiro, são muito importantes para manter nosso time unido e forte”, comenta o executivo. De acordo com ele, fazer com que o ambiente de trabalho mude um pouco e saia da rotina motiva os colaboradores a trabalharem mais bem-humorados. “Isso é bom para eles e, consequentemente, para os nossos clientes. Todo mundo sai ganhando nisso.”
Com foco nessa melhoria da produtividade, as áreas de RH das centrais de atendimento da Almaviva também estão promovendo ações que proporcionarão aos colaboradores um dia de trabalho diferenciado e divertido pensando no Carnaval. “São ações que impactam diretamente na rentabilidade da operação e na qualidade do atendimento aos clientes e bem-estar dos nossos colaboradores”, esclarece Andrea Cunha, diretora de RH da Almaviva. A empresa está incentivando a caracterização individual, como também a ambientação das ilhas de atendimento e a criatividade das equipes de criarem as melhores marchinhas. A diretora reforça que o objetivo é a integração das equipes, a motivação dos colaboradores e a promoção de temas de saúde, impactando positivamente no clima organizacional, que contribuem para a produtividade dos profissionais nas operações.
CARNAVAL PARA TODOS
Ciente que o Carnaval sempre tem dois tipos de pessoas – aquelas que vão para a folia e aquelas que preferem relaxar -, a Virtual Connection criou uma campanha interna com o tema “Conexão Relaxa ou Farra”. Dentro dessa temática, a empresa está trabalhando ações com os colaboradores que atenderão os dois perfis, segundo Lorenza Benitti, gerente de RH da Virtual Connections. “Aqui temos carnaval para todo mundo!”, garante a executiva.
Ela explica que com as ações de endomarketing o objetivo é trabalhar o clima organizacional e quebrar a rotina. Nesse sentido, ela acrescenta que a imagem da empresa é relevante não só para os clientes externos, mas também para os clientes internos. “É muito importante, para nós, ser uma empresa desejada para trabalhar. Queremos que nossos colaboradores tenham a certeza de que estão no lugar certo, reter nossos talentos e enquanto isso estimular eles a nos ajudarem a trazer outros talentos”, afirma.
Além disso, a executiva pontua que quando se investe em ações dedicadas a colaboradores, não apenas a produtividade aumenta, como também a qualidade das entregas. Isso porque, colaboradores mais satisfeitos, que têm o ambiente de trabalho como um segundo lar e equipe como segunda família, gera cada vez menos ausências e evasões enquanto aumenta o comprometimento com os resultados. “Ter ações como a que estamos fazendo agora faz o colaborador se sentir parte de algo maior que ele, faz com que ele entenda seu valor para a companhia, alinha objetivos e motiva-os a alcançá-los”, conclui.
CONSCIENTIZAÇÃO
Além do clima de festa, o Carnaval também é um momento ideal para reforçar alguns cuidados com a saúde. Até por isso, a Callink realizou uma ação de conscientização em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por meio de uma parceria com a ONG RNP + Uberlândia (Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS). Na última quarta-feira (07), equipes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e CIPA da Callink, junto com a ong, orientaram os colaboradores sobre a importância da prevenção, além de entregar panfletos informativos e distribuir preservativos.
Com um quadro de colaboradores composto em grande parte por jovens, a empresa entende que se torna ainda mais importante conscientizá-los esclarecendo sobre a importância da prevenção e oferecendo orientações em relação a dúvidas quanto ao assunto para que todos possam aproveitar o Carnaval com saúde e responsabilidade. “Além de promover essa conscientização entre os colaboradores e suas famílias, estas ações visam promover uma maior proximidade com nossos colaboradores, oferecendo orientações que vão além do ambiente de trabalho”, acrescenta o técnico em segurança do trabalho da Callink, Anderson Pereira.
A DBM também foi por esse caminho. Por meio de um concurso cultural, a empresa está convidando suas equipes a desenvolverem um cartaz incentivando que todos aproveitem o Carnaval com muita alegria, energia e felicidade, mas sem deixar de lado a segurança. A ideia é alertar para cuidados como: não exagerar no álcool; se beber não dirigir; cuidar da alimentação; fazer a ingestão de bastante água; fazer sexo com camisinha; e revisar o carro antes de viajar. “É uma ação que envolve interação de todos, ajuda mutua para atingir resultados, competitividade entre as áreas, colaboração entre os pares e incentivo à criatividade”, comenta Eliana Tartaglione, gerente de RH da DBM Call Center.
Confira as ações que as empresas irão promover:
Ações têm como foco criar um ambiente em que as pessoas sintam prazer em estar
Empresa leva clima de Carnaval para as unidades com objetivo de engajar colaboradores
Ação temática ajuda a construir clima positivo e evitar aumento do absenteísmo na data
Ações de Carnaval buscam criar laços com colaboradores, impactando na produtividade
Com foco no clima organizacional, ações de endomarketing contemplam diferentes perfis
Campanha de Carnaval com colaboradores procura deixar mais leve o dia a dia da operação
FunDay de Carnaval busca engajar funcionários, fazendo com que se divirtam enquanto trabalham
Campanha orienta colaboradores sobre importância da prevenção de DSTs
Campanha de Carnaval busca reforçar comprometimento com entregas de qualidade
Ações de Carnaval focam no clima organizacional para engajar
Campanha pretende manter alta produtividade e qualidade na operação mesmo com Carnaval
Ao criar sentimento de pertencimento, empresa acredita elevar qualidade do atendimento
Concurso cultural de Carnaval promove colaboração e competitividade entre colaboradores