O Brasil foi o primeiro país do mundo a comemorar o Dia Nacional da Voz. Em 1999, fonoaudiólogos, médicos, cantores, preocupados em orientar a população sobre os cuidados e a prevenção de disfonias, instituíram que 16 de abril seria o dia voltado para ações sociais para a valorização da voz em todo o país.
Argentina e Portugal foram os primeiros países que abraçaram a causa e também passaram a utilizar a mesma data para essa comemoração. Em 2000, a Academia Americana de Otorrinoloaringologia reconheceu a mesma data como o Dia Mundial da Voz. O reconhecimento oficial da data ocorreu em 18 de junho de 2008 quando foi promulgada pelo governo brasileiro a Lei 11.704 que instituiu o Dia Nacional da Voz com o “objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz.
Não há discussão sobre a importância deste dia. A cada ano aumentam os profissionais que necessitam da voz no exercício das atividades. São cantores, atores, locutores, repórteres, professores, palestrantes, advogados, vendedores e no mundo corporativo, todos aqueles que necessitam se comunicar com os clientes internos ou externos, destacando aí os operadores de telesserviço, ocupação que mais cresce nos últimos anos. Diante deste argumento de profissionais da voz, é necessário que todos, sem exceção, recebam informações consistentes sobre como utilizar esse recurso de comunicação de modo expressivo e preservando a saúde e o bem estar.