A importância do capital humano

0
22


De 1º a 4 de agosto, o Sistema Nacional ABRH realiza, em São Paulo, o 31o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2005. O evento é uma oportunidade de discussão e apresentação de soluções para gestão de pessoas, empregabilidade, desenvolvimento do mercado de trabalho entre outros assuntos. Durante quatro dias, palestras, oficinas e painéis vão priorizar casos reais de sucesso, para que os participantes possam ter contato com o que há de melhor em inovação e realizações para RH.

Paralelamente ao Congresso, acontece a EXPO ABRH 2005, espaço de conhecimento que apresenta o que há de mais moderno e atual em serviços e produtos voltados à gestão de pessoas. Este ano, a exposição – que tem entrada gratuita – traz muitas novidades, como o Espaço Mulher, Espaço Digita, Espaço Cultural e a ampliação da Arena Social. Além da exposição de produtos e serviços, a EXPO ABRH 2005 possui em sua programação palestras, bate-papos informais com palestrantes e autores, e lançamentos de livros.

O desafio do crescimento – Sempre inovador e antenado com as mudanças que acontecem no País, o Sistema Nacional ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) escolheu “Hora de Agir e Realizar. O Desafio do Crescimento” como tema do CONARH 2005. O objetivo é discutir o crescimento das empresas, sob a ótica da gestão de pessoas e das estratégias corporativas. Também estará em pauta a importância do capital humano nas empresas e a distância que separa o discurso da prática quando o assunto é a valorização do público interno e investimento em pessoas.

Estudos realizados pelo Conselho Nacional de Inteligência dos Estados Unidos apontam que o Brasil caminha no sentido de figurar como novo expoente econômico, ao lado da Rússia, Indonésia e África do Sul. As empresas do País, sejam elas públicas ou privadas, procuram se estruturar para participar desta nova jornada de crescimento. Esses esforços têm impacto na gestão empresarial, o que leva as empresas a terem de rever, com profundidade, o papel de seu capital humano. “Com o grande momento que o Brasil vive, nossa contribuição tem de estar voltada não só para resultados imediatos, mas também para a preparação do futuro, e com muita assertividade”, acredita o presidente da ABRH-Nacional, Luiz Carlos Campos.

Nesse sentido, o CONARH 2005 promete ser uma oportunidade de discussão e apresentação de soluções que mudam paradigmas de programas de RH e gestores de pessoas. O evento prioriza casos nacionais e internacionais, de forma que os participantes possam ter contato com o que há de melhor em inovação e realizações para RH. “Será um congresso focado no pragmatismo. O País precisa de empresas competentes e mais produtivas no mercado interno e externo, o que depende de uma ação vigorosa das pessoas. São elas que fazem as mudanças”, avalia o presidente do congresso, Luiz Edmundo Prestes Rosa.

Navegando com sucesso – Planejamento estratégico, eficiência, liderança, gerenciamento de crises, espírito de equipe. Esses são alguns dos temas comuns ao dia-a-dia da Família Schürmann e dos gestores de pessoas e executivos de todo o mundo. E é com o objetivo de mostrar as similaridades entre planejar, executar e colher resultados de uma expedição global e os desafios diários de uma empresa que foi criada a Schürmann Corporate, que oferece palestras, workshops e eventos corporativos em todo o Brasil. Estes serviços serão apresentados na EXPO ABRH 2005.

Em 1984, a então proprietária de uma escola de inglês Heloísa e o economista e empresário Vilfredo, que na época realizavam projetos industriais de implementação de empresas, decidiram embarcar num sonho para o qual se planejaram durante dez anos: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Ao invés de três anos, o casal e seus três filhos passaram uma década velejando entre novas culturas, aventuras e aprendizados. Três anos depois, a Família Schürmann realizou uma nova expedição: a “Magalhães Global Adventure”. De 1997 a 2000 refez a rota da esquadra de Fernão de Magalhães, a primeira a completar uma circunavegação do planeta.

O prévio know how em gestão, duas voltas ao mundo e a realização de pesquisas e estudos de programas de treinamento em diferentes países, capacitaram a Família Schürmann a desenvolver metodologias de trabalho pioneiras no País. Acreditando que uma empresa é como um barco em alto-mar, há mais de 10 anos, Vilfredo e Heloisa Schürmann compartilham as experiências que viveram, fazendo analogias para as realidades de diferentes empresas.

Recrutamento via web – As pequenas e médias empresas estão cada vez mais profissionalizadas e atentas ao movimento do mercado. Para oferecer produtos que contribuam com a gestão das mesmas, a Elancers, desenvolvedora de soluções tecnológicas para gestão de pessoas via Internet, lança, durante o CONARH 2005, a ferramenta Wizard e-Recruitment.

A solução foi desenhada para simplificar o processo de recrutamento e seleção nas empresas totalmente user-friendly, ou seja, viabiliza o conceito de faça-você-mesmo. Com o Wizard e-Recruitment em apenas 3 passos que incluem a publicação de vaga, abertura do processo seletivo e pesquisa dentro dos requisitos da vaga, a empresa obtém o resultado da busca de candidatos que pode ser feita em sua base exclusiva ou em aproximadamente 170.000 currículos cadastrados na base pública Elancers.

Solução de RH para Linux – Outra que estará participando do 31º Conarh é a Consist. A empresa de soluções em software para a gestão de negócios apresentará sistema de RH que opera em Linux durante. O ConsistHR é uma solução integrada de administração de pessoal, controle de benefícios, folha de pagamento e administração de recursos humanos, flexível e adequada às necessidades de qualquer empresa.

Esta suíte de módulos engloba funções de administração de pessoal, controle de vagas, recrutamento e seleção, cargos e salários, avaliação de desempenho, controle de equipamentos, benefícios, treinamento, freqüência, férias, cálculo de pagamentos, encargos, provisões e rescisão.

A última versão do ConsistHR, além de suportar, Linux, Unix, Windows NT e mainframe, tem interface para a Web, integrando funcionalidades de Business Intelligence.

Serviço
Data: 1º a 4 de agosto
Local: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro – São Paulo/SP
Informações e incrições pelo telefone (11) 3951-8883, no site www.conarh.com.br ou pelo e-mail: [email protected]