A protagonista do mercado

Uma prova do empoderamento feminino é o espaço que cada vez mais elas estão conquistando no mercado de trabalho. Na Tel, por exemplo, são oito mil funcionárias, o que representa quase 70% do total dos colaboradores. Com jornada reduzida e flexibilidade de horários, elas encontraram no setor de contact center a oportunidade de conciliar o trabalho com alguma outra atividade, seja voluntariado, estudos, ou mesmo as atividades do lar. É o caso da operadora Aline Teixeira Barbosa, que escolheu atuar na área pela possibilidade de trabalhar em outras atividades, em função da carga horária reduzida. “Assim como eu, muitas colegas são casadas, têm filhos e contam com essa flexibilidade de horário”, conta a operadora, acrescentando que pretende seguir no setor. “Pretendo me especializar em RH e assumir um dos postos de trabalho dessa área na Tel. Como segunda opção, quero trabalhar na Qualidade, especificamente com ações motivacionais.”
Para Aline, ainda falta muito a ser conquistado, porém já vê como positivo o fato da mulher vir atuando em áreas antes impossíveis. “A posição da mulher no mercado de trabalho alavancou. Antigamente, era mais difícil a profissional ocupar determinados postos de trabalho e, se alcançasse a função tão sonhada, assumiria com o salário reduzido. Esses desafios são parte de uma importante evolução desse cenário.” Por isso, um desejo dela é a perseverança de todas as mulheres na busca dos ideais, a exemplo da equiparação salarial, cordialidade nas relações interpessoais e valorização como ser humano e não apenas como gênero feminino.
Na visão da diretora de operações da Tel, Maria Leiro, o avanço é resultado da sensibilidade que possuem, fazendo com que desenvolvam habilidades diferenciadas inerentes à sua natureza. “Nesse sentido, a mulher, gradativamente, tem conseguido sair do anonimato para assumir a função profissional como protagonista. Ela executa com maestria as suas atividades, revelando habilidades próprias para a ocupação, embora ainda busque a equiparação salarial.” Na atividade de call center, especificamente, a executiva destaca que as mulheres são mais detalhistas no atendimento prestado ao cliente final. “Elas têm delicadeza e simpatia na voz e apresentam mais paciência em casos críticos, a exemplo do atendimento em que o cliente esteja insatisfeito e precise de retratação.” De acordo com Maria, elas conduzem o atendimento com formalidade, mas não são tão pragmáticas como os homens.
Em homenagem à evolução das mulheres, a Tel irá realizar uma ação em todas as 10 unidades. Além de mensagens parabenizando em todos os computadores da empresa e em toda a comunicação interna, as colaboradoras ganharão um brinde contendo kit manicure. Alguns dos sites contarão ainda com ações pontuais como serviços de corte e escova nos cabelos, manicure, maquiagem, massagem, entre outros.

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