A versatilidade e o Titãs

0
14


Periodicamente os gurus de gestão adotam uma palavra como chave de sucesso. “Versatilidade”, deve ser esta principal competência de um executivo bem sucedido. Gosto muito de associar vida pessoal com o ambiente organizacional, não acredito na separação total de um componente do outro, ao contrário penso estar intimamente ligados.

Um sábado de Janeiro fiz uma visita a um casal de amigos e lá tive a oportunidade de ver um show dos Titãs gravado no Sesc Interlagos. Este show me fez entender melhor o que é “versatilidade no ambiente organizacional”. Ora vamos lá, o Titãs não são formados pelos melhores músicos, arranjadores, compositores e vocalistas da musica brasileira. Mas são bons, são alegres, são criativos e são versáteis. Está ai a virtude.

Não é preciso ser o melhor. É preciso obter o melhor do todo e oferecer o show. Exercer a liderança de maneira circunstancial conforme a oportunidade. Ora você lidera, ora você é liderado, sem vaidade, sem excesso. Saindo do fundo do palco e assumindo uma posição na linha de frente, e recuar depois de maneira estratégica. Observar o sucesso do colega, apoiando e não destoando do ritmo.

Os Titãs tem sido assim desde sua formação, todos tocam, todos cantam, todos criam. Mas o que é mais valioso todos tem versatilidade para ditar o ritmo e também acompanhar o ritmo, alternando a liderança conforme a circunstância.

Como está você na competência Versatilidade ?

Osmir Fernandes é gerente de Recursos Humanos da Intervalor.