ABT assume compromisso com governo

0
1

Os executivos das dez principais empresas de call center do País e o presidente da Associação Brasileira de Telemarketing (ABT), Topázio Silveira Neto assumiram, hoje (02/12), com o ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, o compromisso de captar 18 mil vagas para jovens do Programa Primeiro Emprego, no próximo ano.

O protocolo de intenções foi assinado por Berzoini e pelo presidente da ABT, às 14 horas, no gabinete do ministro. As 10 maiores empresas do setor serão responsáveis por 12 mil das 18 mil vagas previstas. As de maior porte deverão participar na linha de responsabilidade social e as de menor porte na de subvenção econômica, em que recebem incentivo financeiro de R$ 1.500 por ano, a cada vaga criada.

Das 18 mil vagas, 10,8 mil estão previstas para a capital, São Paulo, responsável por 60% do mercado. As demais se concentram, principalmente no interior do Estado, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O setor é grande empregador de jovens, mas, com a adesão ao Programa, mudará o perfil dos empregados, passando a contratar jovens de baixa renda e baixa escolaridade cadastrados no Programa Primeiro Emprego. Trinta por cento das vagas, entretanto, serão ocupadas por aqueles que concluíram o ensino médio, conforme possibilita a Lei 10.940/04. O número de inscritos no Programa, em São Paulo, está próximo de 45 mil jovens.