Agilidade e eficiência na comunicação


Desde o ano passado, o Grupo Unigel, conglomerado industrial do setor de transformação e petroquímica, conta com os benefícios da tecnologia VoIP. O projeto, implantado pela NEC, para comunicação convergente de voz e dados, interligou as dez empresas do Grupo, localizadas em cinco estados brasileiros. Entre as vantagens obtidas pelo Grupo Unigel estão o aumento da agilidade e da eficiência na comunicação, além de uma consistente redução nos custos com comunicação.

Composta por dez plataformas PABX IP da família NEAX, da NEC, interligando mais de mil ramais, a solução, cuja implantação foi concluída em março de 2004, representa uma economia de 40% em relação ao modelo anterior. Entre as principais funcionalidades do novo sistema, o gerente de TI do Grupo Unigel, Wagner de Sousa, salienta o plano de encaminhamento das chamadas, conhecido como rotas inteligentes. “Trata-se de uma forma de otimizar as ligações, por meio de software da NEC instalado nas centrais, que reduziu drasticamente os custos de comunicação entre as filiais”, explica.

“O mais interessante é que toda essa tecnologia é totalmente imperceptível ao usuário. Basta que ele faça normalmente sua ligação, que a tecnologia NEC define qual a forma mais econômica e inteligente de roteá-la”, explica o executivo, que também lembra que a mobilidade é outro fator positivo da tecnologia IP. “Os funcionários que viajam com freqüência são os mais beneficiados, pois em qualquer empresa do grupo que estejam, podem transferir as suas facilidades do seu ramal para um ramal no site visitado”, pondera.

Segundo Silvio Maemura, diretor da NEC Solutions Brasil, o grande destaque deste projeto é a migração gradativa para o mundo IP permitida pela tecnologia NEC, que faz com que o cliente não tenha que investir de uma só vez para obter os benefícios inerentes à rede IP. “Com a utilização do PABX IP NEAX da NEC, que tem características híbridas, a rede de comunicação da Unigel está preparada para receber terminais IP, conforme a necessidade de cada empresa do Grupo” comenta Maemura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima