A Algar Tech acaba de lançar um novo programa de intercâmbio on-line para conectar as culturas dos países onde a companhia está presente – Brasil, Colômbia, Argentina e México. Oferecendo experiência de carreira diferenciada para os colaboradores, a proposta consiste na troca de cadeiras entre profissionais com a mesma função em países distintos. Dessa forma, poderão atuar em projetos com duração de pelo menos dois meses, remotamente e part time.
Neste primeiro momento, o objetivo será ampliar as competências necessárias para o desenvolvimento de profissionais que atuam em gestão de ambiente de tecnologia da companhia. O piloto começa no mês de outubro, com 10 colaboradores selecionados de diferentes especialidades – recrutamento e seleção, desenvolvimento, operação de TI, folha de pagamento e pré-vendas. Para ajudá-los, cada uma das cinco vagas “trocadas” terá um padrinho para auxiliar na integração da nova equipe e serão realizadas rodas de conversa quinzenais para compartilhamento de visões e aprendizados, apoiadas em metodologias ágeis.
Além de aprimorarem seus conhecimentos em uma língua estrangeira (português e espanhol), eles também desenvolverão uma série de novas competências (soft skills), como visão global; trabalho em equipe; relacionamento e comunicação interpessoal; capacidade de aprender constantemente e inovar com práticas ágeis. “Em um contexto de disputa cada vez mais acirrada para atrair e reter talentos, esse modelo de intercâmbio vem para nos apoiar nesse desafio e promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, permitindo acelerar o crescimento em suas carreiras”, comenta Luciana Gonçalves, diretora de gente, estratégia e marca da Algar Tech.
Já para Luiz Fernando Mendes, gerente sênior de Operações Latam da Algar Tech, a iniciativa também terá o importante papel de promover uma melhor integração entre os países, disseminando a cultura da empresa. “A ideia do intercâmbio é que os Techers possam se integrar mais, conhecer novas culturas e trabalhar em equipe pelo crescimento individual e coletivo, enxergando nossa empresa como uma única Algar Tech”, acrescenta.
O intercâmbio on-line por projetos é a primeira modalidade que será testada, mas, no próximo ano, com o avanço da vacinação e possibilidade de realizar viagens com mais segurança pela melhora dos indicadores relacionados à pandemia, a companhia lançará outros formatos. Os planos futuros envolverão a expatriação por tempo indeterminado – a convite da empresa ou por candidatura do colaborador – e também intercâmbio temporário.