Seguindo a tendência mundial de terceirização e simplificação dos processos de TI (Tecnologia da Informação), as empresas brasileiras cada vez mais aderem à “locação” de softwares on-demand e infra-estrutura de hospedagem tecnológica, no intuito de se modernizarem sem grandes investimentos na área. A aplicação mais requisitada dessa nova modalidade tem sido na gestão automatizada de negócios, como a integração dos ERP (Entreprise Resource Planning – os sistemas-base de administração da empresa).
Nesse molde, em vez de comprar um programa personalizado, paga-se uma mensalidade por cada senha de acesso, em que está inclusa a hospedagem do banco de dados. “Para nós, é bastante acessível, porque uma construtora não trabalha com muitos pedidos, propostas e orçamentos, então não precisamos de muitas senhas. E não há a preocupação com servidores (compra, manutenção e segurança)”, afirma Denise Maria Martorelli, gerente comercial da Engestile Construtora.
Esse tipo de prestação de serviço, só nos Estados Unidos, já é adotado por mais de 15 mil empresas, com cerca de 200 mil usuários, e já movimenta US$ 150 milhões ao ano.
Uma pesquisa efetuada pelo Info-Tech Research Group, nos EUA, avaliou que empresas com serviços hospedados externamente de automação da área de vendas ou CRM (Gerenciamento do Relacionamento com Clientes) com processos ASP (Aplication Solution Provider) têm níveis de satisfação dos clientes maiores do que o modelo convencional, a compra de licença de software.
Customização – O software on-demand molda-se a cada realidade para ser o meio mais eficiente de se gerenciar uma empresa. Ele interliga todos os níveis de produção ou processos de funcionamento da empresa, evitando assim a instalação de uma “torre de babel” – os módulos de contabilidade deixam de “conversar”, por exemplo, com os da folha de pagamento, de venda ou de estoque (o que acontece quando os softwares são diferentes ou fornecidos por empresas distintas).
Dessa forma, um só programa “customizado” permite o controle do planejamento comercial, o marketing em toda sua extensão, o acompanhamento do relacionamento com clientes e produtos e o fluxo de processos por meio da web. Cada atividade da empresa fica disponível e atualizada em tempo real, gerando a qualquer instante indicadores de desempenho de cada funcionário ou setor e uma previsão de receitas da empresa, por meio de gráficos, inclusive.