A pesquisa “Clima Organizacional 2019”, realizada pela MA8 Management Consulting Group, apontou que 62% dos colaboradores já sofreram assédio moral no trabalho. Além disso, o levantamento também mostra que 44% dos respondentes já sofreram bullying no ambiente corporativo. A pesquisa foi realizada no mês de agosto com 1.287 profissionais de todas as regiões do Brasil, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Na sobreposição dos itens é possível concluir que 74% das pessoas já sofreram algum tipo de bullying e/ou assédio moral no ambiente profissional. Apenas 26% afirmaram que nunca sofreram nada disso.
Para o CEO da MA8 Management Consulting Group e organizador da pesquisa, Orlando Merluzzi, a questão é um problema crônico, cultural e que constitui em um desafio para os gestores e departamentos de RH das empresas. “Prova disso é que 48% dos profissionais já consideraram a possibilidade de pedir demissão, ou efetivamente pediram demissão por causa de bullying ou assédio moral no trabalho e, quando perguntadas o que fizeram quanto ao assunto, apenas 23% das pessoas disseram que levaram a questão ao conhecimento da direção ou do RH da empresa”, diz.
O estudo indica também, quando o assunto pesquisado é confiança no ambiente de trabalho, incluindo caráter e retidão de conduta, que apenas 32% dos respondentes consideram que seus pares são pessoas confiáveis. Segundo Merluzzi, “os resultados demonstram que é grande a falta de confiança no ambiente profissional, pois 33% afirmam que não consideram seus pares confiáveis e outros 35% disseram que têm dúvida quanto isso e, em nossa visão, ter dúvidas, no caso de confiança, é o mesmo que não confiar, pois não há meio-termo nesse atributo”, comenta o executivo, que complementa: “todo esse cenário de insegurança e falta de confiança afeta diretamente os resultado das organizações e dos departamentos, individualmente”.
Além disso, somente 11% dos respondentes em 2019 afirmaram que nunca foram prejudicados por um colega de trabalho, sendo que 67% já foram prejudicados, 21% talvez tenham sido em suas percepções e 1% não soube responder. Enquanto isso, 27% dos entrevistados acreditam que seus chefes identificam claramente o clima organizacional no ambiente de trabalho, um índice muito baixo, na visão do executivo.
O estudo apontou também que 41% dos trabalhadores afirmaram que nunca mentiram para seus chefes, mas 71% dos respondentes acreditam que seus chefes já mentiram para eles. Já 45% dos profissionais dizem que, se pudessem, demitiriam seus chefes.