Anatel tem novo presidente

0
3

Segundo a Agência Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta segunda-feira (10) o engenheiro Elifas Chaves Gurgel do Amaral como substituto eventual do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A informação foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Na quinta-feira passada, terminou o mandato do presidente Pedro Jaime Ziller, que permanece na Anatel ocupando o cargo de conselheiro.
Elifas Gurgel do Amaral é formado em engenharia de computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e fez curso de extensão de política e estratégia de governo, na Universidade Católica de Porto Alegre. Entre 2003 e 2004, ele ocupou a assessoria especial do ministério das Comunicações e, em abril do ano passado, assumiu a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, vinculada ao ministério e responsável pela concessão e autorização de emissoras de rádio e televisão.
O governo ainda não definiu o nome de quem irá ocupar o lugar de Ziller. Segundo a assessoria de imprensa da Anatel, somente diretores da agência podem ser indicados para a presidência. Se Pedro Ziller não for reconduzido ao cargo, a escolha do novo presidente deverá ser feita entre os outros quatro conselheiros do órgão: Luis Alberto da Silva, José Leite Pereira Filho, Plínio Aguiar e o próprio Elifas.