A Anhanguera Educacional alcançou a marca de mais de 500 mil conexões no seu agente virtual, em 2014. Já o número de interações bateu os 2 milhões. Desse total, 77% das perguntas foram respondidas e a média de retenção de chamados durante o ano chegou a 50%. Os números foram apresentados pela Algar Tech, que realiza o atendimento da instituição de ensino. A empresa utiliza o assistente virtual DTAgentBot, ferramenta de inteligência artificial fornecida pela Direct Talk que interpreta a linguagem natural das perguntas dos consumidores e as responde em tempo real.
O agente virtual atua no chamado atendimento nível 1, que é o primeiro contato com o usuário na central de relacionamento e, em geral, soluciona as dúvidas mais básicas. Caso a solicitação do cliente não seja resolvida, é direcionado ao humano com todo o histórico da conversa. “Através de um robô, este atendente virtual compreende diversos tipos de grafias, gírias e até as expressões regionais. O sistema gera um relatório com informações de perguntas não respondidas e todas as estatísticas e informações sobre os atendimentos realizados no canal”, declara Marcelo Pugliesi, CEO da Direct Talk.