Com o mercado de recursos humanos em expansão, os profissionais da área passam a direcionar esforços apenas às atividades estratégicas. Para atender essa crescente demanda do mercado, a Apdata do Brasil, empresa de tecnologia em soluções de software e serviços voltados para a gestão de pessoas, investiu na automatização dos processos classificados como rotineiros e eventuais.
A partir de estudos sobre o sistema de folha de pagamento, Workflow, a empresa desenvolveu a ferramenta ProcessFlow, que efetua pedidos de conferência com os usuários. A solução automatiza cada etapa da folha de pagamento por meio dos Usuários Virtuais, sistema que faz o papel de um ´colaborador on-line´ e analisa todas as requisições iniciando-as automaticamente, além de integrar funcionários, gestores e o departamento de RH em todas as etapas.
Com transparência dos fluxos, a otimização do tempo chega a uma economia de até 40%, de acordo com a Apdata, facilitando a rotina e garantindo mais flexibilidade para o cumprimento dos prazos. “Com o ProcessFlow, criou-se o conceito do ´FGP, Fonte Geradora de Processos´, que possui um usuário virtual – como um robô -, que avalia constantemente todos os processos programados dos clientes que terceirizam estes serviços. O adiantamento quinzenal é uma das ações programadas, que pode ser acionada pelo FGP no ProcessFlow no prazo determinado e passa por diversas etapas como o check-list de atividades, informando e reparando possíveis inconsistências”, explica o diretor de tecnologia da Apdata, Manoel José da Rocha.