A ARS Consult, companhia de Recife especializada em desenvolvimento de softwares, anunciou a conclusão da primeira fase do projeto de reconhecimento de voz por telefone. O equipamento permite que empresas que utilizem callcenters podem reduzir os custos de atendimento em até 75%.
Isso será possível porque o sistema não necessita de pessoas para operarem o contato com o cliente, o que acontece na verdade é que o atendimento é feito por um computador que traz consigo um enorme vocabulário. A solução compreende todos os comandos de voz e depois executa-os. Esses recursos podem ser aplicados em bancos, corretoras de valores, restaurantes, empresas aéreas, entre diversos outros segmentos que trabalhem com atendimento ao consumidor. Nos Estados Unidos empresas dos mais variados setores já estão utilizando sistemas como esses.
Cerca de R$ 600 mil foram consumidos no desenvolvimento desse aplicativo, que também levou um ano de trabalho para chegar ao final dessa etapa. A ARS já criou um protótipo de um home banking que possibilita a movimentação de contas e aplicações por ordens vocais.
A empresa aposta do crescimento da demanda por soluções como a desenvolvida por eles nos próximos anos. De acordo com o diretor da companhia, Alexandre Albuquerque, as pequenas e médias empresas só poderão investir em sistemas de reconhecimento de voz quando os custos estiverem reduzidos e o serviço, popularizado. A perspectiva da ARS é montar parcerias e aumentar o vocabulário de palavras da solução, incluindo sons, tonalidades e sotaques diferenciados.