O setor de telesserviços está cada vez mais consolidado no Brasil e sua importância para o crescimento econômico do País e na geração de empregos representa uma porta para estreitar as relações entre as organizações e os consumidores. Mas essa tarefa não é tão simples e inovação é uma palavra-chave neste mercado. Seguindo este preceito, as 29 organizações que participaram da quinta edição do Prêmio Nacional de Telesserviços, PNT, apresentaram experiências que comprovaram a evolução do segmento em 2012. O Callcenter.inf.br esteve presente na cerimônia e traz uma cobertura especial do “Oscar” do atendimento ao cliente.
Organizado pela Associação Brasileira de Telesserviços, ABT, o evento realizado no último dia 5 de novembro, reuniu 65 ações premiadas em diversas categorias em busca da oportunidade de concorrer com cases da Argentina, México e Colômbia no Prêmio Latam. “Os cases trazem como resultado um marco na evolução da qualidade empresarial”, afirmou o diretor executivo da ABT e coordenador geral do prêmio, Carlos Umberto Allegretti, durante a premiação.
Para o diretor de canais digitais do Bradesco Dia & Noite, Luca Cavalcante, as premiações são essenciais para o mercado. “São ótimas oportunidades para conhecer as melhores práticas de relacionamento com o cliente, além de obtermos publicamente reconhecimento pelos esforços em busca da excelência e aprimoramento constante”, avalia o executivo. Neste ano, a edição do prêmio contou com 29 empresas contempladas, sendo que nove delas participaram pela primeira vez.
O PNT teve como grandes vencedores a Contax, que recebeu 11 troféus, sendo dois de Destaque, e a Tivit, que levou 10, sendo três de Destaque. Também foram premiadas as empresas: ABS Brasil, Alert Brasil, Algar Tecnologia, Almaviva do Brasil, Atento, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Call Contact Center, Citibank, Comunix, Cooperforte, CSU Contact, G4, Gas Natural Fenosa, Gol, Grupo Provider, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Home Agent, Net, Netshoes, Proxis Contact Center, Souza Cruz, Sykes do Brasil, Tellus, Tracbel, Veganet e Wittel.
Passaporte carimbado
Além de reconhecer as organizações, na ocasião também foram anunciados os vencedoras do Troféu Destaque, que garante a participação no Prêmio Latam, ação de reconhecimento internacional das melhores práticas do mercado criada pela Aloic, Alianza Latinoamericana de Organizaciones para la Interacción con Clientes, que é formada pela Grube Editorial e com participação especial da ABT (Brasil), Clienting Group (Argentina), Associação Colombiana de Contact Center (Colômbia) e Instituto Mexicano de Telesserviços (México).
Ao todo, foram 11 companhias vencedoras. São elas: Contax, Netshoes, Tivit, Citibank, Comunix, Net, Atento, Gas Natural Fenosa, Grupo Provider, Gol e Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre. Todas têm motivo dobrado para comemorar, afinal além do reconhecimento, também conquistaram um passo importante: a internacionalização. “Os cases trazem como resultado um marco na evolução da qualidade empresarial”, afirmou o diretor executivo da ABT e coordenador geral do prêmio, Carlos Umberto Allegretti, na ocasião.
De acordo com o diretor de call center da Net, Celso Tonet, a premiação oferece uma oportunidade para as empresas divulgarem seus trabalhos. “Além disso, demonstra a importância do nosso segmento para o desenvolvimento do Brasil”, acrescenta o executivo. A Net foi uma das vencedoras do Troféu Destaque com os cases “PME, uma História de Sucesso”, no setor de telecomunicações, e “Operação de Recuperação NET: Discagem Preditiva e Gestão Estratégica aliadas na Recuperação de Clientes Inadimplentes”, na categoria Melhor Gestão de Crédito e Cobrança.
O Prêmio Latam será realizado em 2013 na cidade de Bogotá, na Colômbia, durante o 10º Congresso Andino de Contact Center & CRM e o 2º Fórum Internacional de BPO.
Uma noite de festa
Além de premiar as empresas e cases vencedores, a ABT também homenageou com o troféu “Destaque Especial” Nelson Henrique Barbosa Filho, Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Maria do Rosário Nunes, Ministra de Estado Chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, e Eleonora Menicucci, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Todos foram reconhecidos por contribuição para o desenvolvimento da atividade de telesserviços.
Durante a cerimônia também foi lembrada a comemoração das bodas de prata da Associação Brasileira de Telesserviços, criada a partir de ideais de alguns pioneiros do telemarketing em setembro de 1987 para promover o desenvolvimento e aprimoramento das atividades do segmento no Brasil. “São vinte e cinco anos e é só o começo”, destacou o presidente da instituição, Jarbas Nogueira.
Quais os benefícios que reconhecimentos como o Prêmio Nacional de Telesserviços e o Prêmio Latam trazem ao setor de call center? Responda à enquete e dê sua opinião no fórum da ClienteSA no LinkedIn.
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