As mulheres e seus muitos papéis



Autora: Cíntia Bortotto

 

O papel da mulher vem mudando nos últimos tempos. Ela ocupa cada vez mais espaço no mercado de trabalho, tem mais poder de compra e vem diminuindo a diferença salarial em relação aos homens gradativamente. De acordo com as informações do Caged, Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, publicadas em março deste ano, o nível de crescimento de empregos com carteira assinada para mulheres foi de 5,93% em relação ao ano anterior. O estudo também aponta para a participação das mulheres em atividades antes restrita aos homens como, por exemplo, a construção civil.

 

Essas mudanças transformaram a vida das mulheres que continuam tendo de lidar com os vários papéis ocupados na sociedade: esposa, mãe, mulher e trabalhadora. Para conseguir conciliar os diferentes papéis que fazem de nossa vida uma loucura, gosto sempre de dar algumas dicas.

 

1. Avalie no seu dia-a-dia todas as atividades que realiza. Quais dependem somente de você? Quais podem ser delegadas?

 

2. Delegue as que não se devem única e exclusivamente suas.

 

3. Avalie tudo o que você pode otimizar. Por exemplo, se a quitanda pode entregar em casa, peça. Se o supermercado pode ser feito pela internet, faça; se alguém pode levar e buscar as crianças, peça esta ajuda.

 

4. Tenha um tempo reservado para o casal.

 

5. Tenha um tempo reservado para os filhos para atividades diferentes, que saiam da rotina.

 

6. Descubra o que você gosta de fazer.

 

7. Reserve um tempo para você. Pode ser para academia, salão de beleza, massagem, ioga, dançar, cantar, tocar um instrumento, tomar chá da tarde com as amigas, shopping, cinema, teatro, esportes, espiritualidade, enfim o que te apetecer… Chame de ‘seu tempo’.

 

8. Não se esqueça de seus pais. Se não conseguir vê-los sempre, ligue, eles às vezes só querem ouvir a sua voz!

 

9. Utilize de tecnologia para manter-se conectado, use as redes sociais, conecte-se com os outros.

 

10. Escolha um investimento que você fará por ano em algo que possa te atualizar no aspecto profissional.

 

São muitos papéis, muitas expectativas de todas as partes: chefe, família, marido, filho. A chave para que tudo dê certo é organização e valorizar-se, preservar a sua autoestima e não se sentir culpada quando algo sair do controle.

 

Siga confiante e boa sorte!

 

Cíntia Bortotto é consultora em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima