As vantagens da televendas

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“O grande desafio da pequena e média empresa é o da profissionalização”, disse Enrique DI Lucca, diretor da Contactos, durante a abertura do II Encontros ADVB Pequenas e Médias Empresas , com o tema Pequenas e médias empresas – trocando idéias de como vender mais, realizado pela ADVB em 24 de junho na cidade de São Paulo. Enrique enfatizou que o primordial para um bom trabalho de televendas é a capacitação do capital
humano. “Televendas é uma das ferramentas do telemarketing, que engloba também SAC, promoções, cobrança etc. Um televendedor não pode ser um atendente, um operador, tem que ser um profissional da área de vendas”, comenta.

Enrique disse que para montar uma equipe de televendas é necessário levar em consideração quatro itens: filosofia do negócio; visão; valores; e missão. “É preciso estabelecer que tipo de produto e serviços a empresa vai oferecer e conhecer seu público-alvo. Definir se a equipe será própria ou terceirizada. Entender o consumidor que está do outro lado da linha telefônica e apropriar a abordagem ao público-alvo”, destaca.

Nesta área é fundamental que se tenha ética, que se respeite quem será contatado. “A ética não deve ser norteada pela pressão por resultados”, complementa Enrique. Muito importante também, de acordo com o diretor, é a estrutura física. “O local onde a equipe de televendas ficará é de extrema importância para o bom desenvolvimento do trabalho. É necessário que seja tranqüilo, pois exige muita concentração. Os móveis devem estar dentro das normas do Ministério do Trabalho, além de equipamentos e softwares adequados”, sugeriu.

O sucesso depende dos talentos humanos

No tópico talentos humanos de sua apresentação, Enrique observou o que deve ser levado em consideração na hora de recrutar o profissional. “Primeiro faz-se o recrutamento e em seguida a seleção. Depois o mapeamento das competências, capacitação, desenvolvimento e, por fim, a remuneração e avaliação de desempenho”, ensinou o professor.

A Wittel foi representada pelo seu diretor-superintendente, José Carlos Louro. Para ele, 70% de uma boa Central de Atendimento depende dos recursos humanos e dar algumas dicas. “Ela tem que estar bem treinada e com uma solução tecnológica para atender as suas necessidades”. Outra boa contribuição para o debate sobre às MPEs, foi a apresentação de Marco Antonio Teodoro, diretor comercial da Telesystems.

Segundo ele, as pequenas e médias empresas que pretendem montar um departamento de televendas deve, em primeiro lugar, “buscar informação e conhecimento. Hoje eles estão disponíveis e de forma gratuita, pelos mais diversos canais de comunicação, como Internet, revistas especializadas e palestras”. Marco Antônio pontificou que o profissional de televendas deve ser um vendedor, e que a empresa deve investir na aquisição de um bom mailing. “E nunca esquecer que o pós-vendas é um pré-venda da próxima negociação”, emendou.

A estrutura ocupacional foi apresentada por Silton José da Silva, diretor da Silton Móveis. Ele disse que “o design das cadeiras e mesas são de extrema importância para o resultado final do trabalho de televendas”. O próximo Encontros ADVB Pequenas e Médias Empresas acontece em 29 de julho, na sede da entidade, situada a rua Treze de Maio, no bairro da Bela Vista em São Paulo.