Até onde é possível automatizar?

0
17

O processo de seleção e contratação de pessoas é um desafio para as empresas de call center. Acostumadas a processos com alto volume de participantes, companhias investem em novas tecnologias para aprimorar e agilizar as tarefas do setor de recursos humanos. Sistemas informatizados, conexão com bancos externos de currículos e softwares para avaliação de desempenho, são alguns dos recursos adotados pelos recrutadores. No entanto, tais ferramentas ainda não substituem a etapa das entrevistas presenciais. A automatização dos processos é inevitável? Como tornar mais assertivo o processo de contratação? Especialistas em RH e executivos do setor conversaram com exclusividade com o Callcenter.inf.br sobre os desafios da gestão de pessoas e as tendências relacionadas à integração com as novas tecnologias.

Para Evaldo Burcoski, diretor da Humanus, a integração tecnológica é peça chave para a obtenção de respostas imediatas no segmento de gestão de pessoas, além disso, o uso de softwares garante a avaliação de todos os currículos recebidos. “Imagine que você quer encontrar um candidato com três determinadas competências em um universo de mil currículos. Sem uma ferramenta tecnológica, é preciso olhar  um a um até encontrar alguns que lhe atendam, mas com uma ferramenta, ela faz esse trabalho em segundos e com a certeza de avaliar todos”, enfatiza Burcoski.

Por outro lado, o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz considera que os sistemas podem ser divididos em dois grupos: os de triagem dos currículos e os de análise de personalidades, entretanto, nenhum deles pode ser aplicado para avaliações de desempenho. “O software vai até o limite da seleção, da análise da pessoa e do seu potencial. Não existem ferramentas para analisar plano de carreira e projeções do funcionário, isso só pode ser feito com a avaliação diária do gestor”, complementa.

Ponto comum entre especialistas e executivos, a integração tecnológica é fundamental para poupar tempo e obter maior qualidade de informação durante as tarefas de recrutamento, seleção e gestão de pessoas. De acordo com o presidente da Proxis, Jimmy Cygler, essa união retira do RH grande parte dos trabalhos burocráticos que afastam o setor dos momentos de decisões estratégicas e das áreas de negócio. “A tecnologia é essencial para a gestão de qualquer ativo de uma empresa e com as pessoas isso não poderia ser diferente”, garante.

A tendência é que, cada vez mais a tecnologia terá um papel fundamental no suporte à gestão de pessoas. De acordo com a diretora de planejamento em RH da Contax, Neiva Dourado, a importância está no empenho das empresas na integração de todos os subsistemas de recursos humanos com o histórico de atuação do colaborador por meio de ferramentas colaborativas que conversem entre si. “Devemos utilizar todos os mecanismos e sistemas que nos possibilite focar no recurso humano”.

Apesar de todos os recursos disponíveis, essa informatização não substitui o processo seletivo presencial, como destaca o diretor executivo da Thomas Case & Associados/Case Consultores, Marshal Raffa. “Pelo menos a entrevista intermediária e a final devem ser feitas pessoalmente, não só pela nossa característica cultural, mas porque na conversa presencial você consegue extrair do candidato as melhores informações”, conclui.

A automatização dos processos contribui para a assertividade dos processos seletivos? Responda à enquete e dê sua opinião no fórum da ClienteSA no LinkedIn.

Confira as matérias produzidas pelo Callcenter.inf.br sobre o tema:

Recrutamento, um passo à frente
Tecnologia é peça chave para a gestão de pessoas, segundo diretor da Humanus

Ganhos no gerenciamento de pessoal
Presidente da Uranet aponta benefícios da integração entre RH e tecnologia

Gestão com sistema world class
Reter os melhores talentos é um desafio para o contact center no Brasil, afirma presidente da Proxis

Menos tempo, mais resultados
Tecnologia pode estimular ganho de produtividade

Informatização de recursos humanos
Tecnologia é benéfica para o processo de contratações, afirma diretor da ABRH-Nacional

Gestão em um clique. Funciona?

Diretor executivo da Thomas Case & Associados analisa os benefícios dos softwares de RH

Tecnologia para reduzir distâncias
Não precisamos mais viajar para fazer entrevistas, afirma consultor em gestão de pessoas