Atento adota tecnologia para atender ligações de surdo-mudo

Portadores de deficiência auditiva ou na voz já podem conversar ao telefone com qualquer pessoa, além de acessar serviços antes restritos aos que podem falar ou ao menos ouvir. O processo é feito por um aparelho chamado TDD (telecomunication device for deaf – aparelho de telecomunicações para surdos) que possui teclado e monitor de cristal líquido.

Por meio desse sistema, o usuário disca o número 1402 e é atendido por um profissional da Atento, em um chat, para intermediar a conversa. O deficiente informa o número que ele pretende ligar, pelo teclado, e o atendente faz a ligação, transmitindo a mensagem por voz e respondendo ao usuário do TDD pela forma escrita.

O deficiente pode também receber ligações. Nesse caso, o processo é inverso: a pessoa liga de qualquer aparelho telefônico para o 1402,
informa o número do TDD e um sinal visual começa a piscar na casa do deficiente. Ao atender a ligação, o surdo-mudo começará a conversar via chat com o atendente, que também intermediará a ação.

O novo serviço é prestado pela Telefônica, sem custo adicional, e o
usuário paga apenas a ligação normal. O TDD está disponível na área de atuação da Telefônica em São Paulo e no Rio Grande do Sul, pela CRT (Companhia Rio-grandense de Telecomunicações).

A Atento terá postos de atendimento, localizados nos sites de Campinas e de São Bernardo do Campo. A estrutura pode ser ampliada, dependendo da demanda.

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