Atento eleva níveis de diversidade

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A Atento Brasil lança o Programa Inclusão para ampliar os índices de diversidade. O programa foi anunciado nesta semana, com o objetivo de integrar todos os profissionais deficientes que já trabalham na empresa e, ao mesmo tempo, receber os 15 novos colegas que iniciam atividades, no dia 20 de março, na Unidade São Bento, no centro da cidade.

A empresa contratou, desde o ano passado, uma consultoria especializada no assunto para auxiliá-la no processo de seleção dessas pessoas. ” A contratação É extremamente difícil. Para se ter uma idéia, foram realizadas 2.500 entrevistas para conseguirmos contratar apenas 15 funcionários”, diz Karina Sassoon, gerente de marketing da Atento Brasil.

Apesar da Lei nº 8.213, de 1991, que define cotas de até 5% para esses profissionais, dependendo do porte da companhia, a maioria das empresas consegue atender apenas 1% dessa demanda, segundo dados do Instituto Ethos. Um dos problemas para a contratação é a formação desses profissionais, que encontram dificuldades de acesso para estudar e acabam desistindo antes de completar os ciclos de ensino.

A Atento também já treinou os gestores, supervisores e teleoperadores para atender às necessidades de ordem social, psicológica e técnica dos portadores de deficiência. Durante o treinamento, 200 teleoperadores foram orientados a fazer uma troca de papéis, colocando-se no lugar dos colegas com deficiência. Eles tiveram de se locomover em cadeiras de roda ou com muletas, ou ainda inutilizar um dos braços durante a operação, para que pudessem entender as dificuldades de um portador de deficiência.