Nos callcenters ou quaisquer empresas cujo negócio dependa do uso intensivo do telefone, a conta mensal costuma ser de valor igual ou superior a R$ 100 mil. “Mas o custo nem sempre corresponde, de fato àquilo que foi gasto pelo assinante, graças a desvios no registro e faturamento das ligações por ele realizadas, não por inadvertência das operadoras, mas pela enorme complexidade dos processos”, assegura Eduardo Machado da Silva, diretor da Istmo, consultoria especializada na gestão de telefonia em geral, inclusive recuperação de passivos ligados a faturas de serviços em geral.
Eduardo explica que o billing, conjunto de operações que envolvem o registro e faturamento dos serviços compreende duas fases. Uma é a auditoria; a outra é o dia-dia das contas. O trabalho de recuperação de passivo que a Istmo oferece é retroativo a quatro anos, dependendo da disponibilidade das informações necessárias, armazenadas em mídias magnéticas: faturas, contratos com a operadora e detalhamento das despesas.
“Nossa função é verificar se está tudo correto, a começar pela observância do que está dito no contrato, quando se calculam as despesas, a partir do registro das ligações, para fins de faturamento”, explica Eduardo.Trata-se, basicamente de pesquisa e cálculo, que se torna complexo, porque envolve grande quantidade de documentos e um sem-número de chamadas, checadas uma por uma.
Recuperação de passivo – Em geral, a Istmo consegue recuperar de 5 a 10% do valor das contas, faturados indevidamente. Quando a consultoria localiza algum desvio, cobra cerca 40% do montante resgatado, dependendo, inclusive das condições de trabalho, o que inclui acesso às informações. Se não encontra nada, não recebe nada.
Machado esclarece que, depois de identificada a cobrança indevida, a Istmo não participa da negociação do cliente com a concessionária. Mas, a pedido, acompanha o processo, a título de respaldo técnico, inclusive para comprovar o desvio. Isso inclui explicações quanto à metodologia utilizada na auditoria e de que modo chegou aos valores, entre outras informações. Na grande maioria das vezes, segundo o consultor, faz-se um acordo pelo qual a concessionária oferece créditos; ou seja, desconta determinado valor das futuras contas, mensalmente, até saldar a dívida.