A integração entre colaboradores e gestores com as áreas de recursos humanos e administração de pessoal sinaliza uma mudança comportamental de mercado. A motivação é mútua, já que todas as partes ganham com o alinhamento das atividades internas, velocidade na execução dos processos, economia e ganho tecnológico em escala e especialização. Benefícios conquistados a partir da automação dos processos de RH.
O cenário segue em total consonância com a modernização da área, que prioriza em suas ações o esforço de manter os colaboradores sempre informados e capacitados. E a automação possibilita a descentralização de funções e fornecimento ágil de informações para os colaboradores. Os níveis de acesso e aprovação definidos pelas organizações garantem o controle operacional e o gerenciamento dos processos pela área de recursos humanos, com autonomia, flexibilidade e agilidade.
Para garantir a integridade da informação, tanto para a empresa como para quem administra os próprios dados, o mercado oferece aplicações tecnológicas que garantem segurança a partir da utilização de senhas de acesso, bem como registros das operações realizadas pelos usuários. Sem o risco, por que não aderir a uma conduta independente?
Essa tendência reflete a crescente demanda das áreas de recursos humanos e folha de pagamento, dado o grande número de empresas em nível global, regional e local. O empreendedor só tem a ganhar, já que o funcionário tem acesso a informações importantes ao alcance de um clique e de qualquer lugar (acesso fácil e rápido), visto que a tecnologia hoje já permite o acesso web com total segurança.
O departamento pessoal, por sua vez, ganha em escala e produtividade, eliminando grande parte do trabalho de atendimento aos colaboradores para dar “asas à imaginação” em busca de soluções inteligentes para a companhia. Os empregados têm autonomia para, entre outras práticas, consultar e alterar dados cadastrais, programar suas férias, checar demonstrativos de pagamentos e informe de rendimentos de forma segura e sigilosa.
Uma empresa que, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, consegue aplicar para todos os seus integrantes o auto-atendimento elimina o retrabalho, burocracias internas e a papelada. Um exemplo é o serviço de Folha de Pagamento, que possibilita ao gestor administrar seus processos integralmente sem papel.
Nas atividades desempenhadas pelo departamento de pessoal, a automação deu vida a um cenário de desafios e oportunidades imprescindíveis à administração moderna. Isso é claramente notado em temas, antes dificilmente levados em consideração, como multidisciplinaridade, polivalência, inovação e trabalho em equipe, por simples falta de tempo. Destaque para as ações estratégicas desenvolvidas pelos recursos humanos, determinantes para a obtenção de resultados almejados por uma corporação.
Não está errado, então, afirmar que a automação dos processos de RH é a melhor prática incorporada por uma empresa. Afinal, o método vai ao encontro da tendência de integração, seja pela redução de custos, garantia de economia de tempo, racionalização dos procedimentos ou o aperfeiçoamento dos níveis de atividades realizadas, e que impactam diretamente na qualidade da informação, principal ativo competitivo de uma organização.
Adriana Alonso é gerente de produtos da ADP.