A luta das mulheres por direitos iguais, segurança, dignidade e respeito, não vem de hoje. Ao longo da história, houve muitos exemplos e situações que contribuíram para a o quadro positivo que temos atualmente, ainda que muita coisa precise melhorar. “Ainda há muito a ser discutido, conscientizado e conquistado. Porém, percebemos a presença maior das mulheres no mercado de trabalho, em posições executivas e com real evolução da remuneração. Sou otimista e percebo mudanças concretas e constantes”, avalia Márcia Pollard, diretora geral BTCC Conexão Cliente, acrescentando que a mulher passou a ser responsável também pela renda familiar, o que permitiu a ela ter voz ativa nas decisões domésticas, sobre consumo e educação dos filhos. “Ao entrar no mercado de trabalho, a mulher passou a buscar novas oportunidades.”
Como resultado, a executiva destaca o fato de essa revolução ter gerado homens e mulheres mais independentes, determinados a realizar sonhos, a ter conhecimento, a conquistar espaço. É o caso das quase nove mil mulheres que trabalham na BTCC, representando 64% do headcount total. Uma delas é Meissy Feliciano, que tem achado excelente atuar na área, pois tem se desenvolvido profissionalmente e como pessoa. A ouvidora comenta que, embora o crescimento da mulher no mercado de trabalho esteja em constante evolução, as oportunidades não são as mesmas e predomina a preferência masculinas, “por isso é de extrema importância a luta da mulher pelo devido respeito e reconhecimento”. O que não é o caso da BTCC, já que metade dos cargos executivos é ocupada por mulheres. Tanto que Meissy já pensa em seguir na área como gerente de operações. “Na BTCC incentivamos muito o Programa de Oportunidade Interna. No último ano promovemos 659 colaboradores e destes 56% foram mulheres”, pontua Márcia.
Além desse trabalho, a empresa também possui algumas ações especificas para o seu público feminino, como comemoração do Dia das Mães, a campanha de Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama e o Encontro Gestacional, que acompanha as futuras mamães. “Além disso, tomamos alguns cuidados com períodos de férias e retorno da licença maternidade.” Da mesma forma, o Dia da Mulher desse ano não poderia passar em branco. A empresa realizou campanhas que promovem e valorizam o público feminino. Nessa semana, as colaboradoras foram incentivadas a contar suas histórias de vida e superação, que estão sendo compartilhadas nos canais de comunicação corporativa, como forma de reconhecimento, além de despertar o sentimento de pertencimento. “Entregaremos também um brinde especial para estas mulheres.”