Um ano atípico, já previam alguns profissionais no final do ano passado, ao falarem de 2014. E na prática, a expectativa vingou. Não só pela Copa e as Eleições Presidenciais, o ano foi de muitas oscilações e desafios. Para Marcio Rodrigues, diretor de operações da Avaya Brasil e presidente interino da operação, houve muita ansiedade em relação aos resultados esperados pelas empresas e pelas possibilidades que o mercado apresentou. Porém, nem por isso, o ano foi ruim para a Avaya. Isso por que, por outro lado, há um cenário que demanda, cada vez mais, por inovação e diferenciação frente aos clientes, sendo a tecnologia um dos fatores viabilizador desse movimento, segundo o executivo. “A Avaya Brasil foi o país com melhores resultados de receita em toda a região das Américas, em relação ao que foi planejado. Não só atingimos, como superamos a nossa meta de receita, passando dos 2 dígitos percentuais.” Em entrevista exclusiva, Rodrigues faz uma avaliação de 2014 e conta quais foram as conquistas da Avaya.
Callcenter.inf.br – Qual a avaliação de 2014 para o mercado de tecnologia de gestão de clientes?
Rodrigues: Foi um ano de muita ansiedade em relação aos resultados esperados pelas empresas e pelas possibilidades que o mercado apresentou. Enfrentamos um calendário inusitado – com grandes eventos, como Copa do Mundo e Eleições Presidenciais – uma economia flutuante não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, o que sempre afeta as decisões de compra. Porém, por outro lado, temos um cenário que demanda, cada vez mais, por inovação e diferenciação frente aos clientes, sendo a tecnologia um dos fatores viabilizador desse movimento, sendo mesmo item de sobrevivência em algumas instâncias. Sem dúvida, foi emocionante e no caso da Avaya, valeu muito a pena.
Quais os principais fatos que marcaram o setor?
Tivemos algumas empresas se expandindo, como a HP, um de nossos mais importantes parceiros no momento. Outras enfrentando problemas de gestão e por consequência em seus resultados. O ritmo de espera imposto por alguns setores da nossa economia, como energia e finanças, impactou resultados pontuais, mas como uma de nossas principais estratégias foi a busca incessante da melhoria do atendimento aos clientes pelas empresas, tivemos a oportunidade de ajudar nossos clientes com projetos importantes de comunicação.
Como foi 2014 para a Avaya?
A Avaya Brasil foi o país com melhores resultados de receita em toda a região das Américas, em relação ao que foi planejado. Não só atingimos, como superamos a nossa meta de receita, passando dos 2 dígitos percentuais. O principal motivador deste resultado foi um foco preciso nas soluções que oferecemos ao mercado e um alinhamento entre todas as áreas envolvidas na venda, desde a nossa prospecção, passando por vendas e alcançando operações e o nosso pós-venda.
Gostaria de ressaltar o papel importante que o engajamento do time Avaya Brasil teve no alcance de nossos resultados. Hoje, somos um importante player no mercado de comunicações, redes e atendimento ao cliente graças não apenas ao perfil de qualidade e inovação de nossas soluções, mas também a um time de excelentes profissionais.
Quais foram os principais acontecimentos no ano?
A consolidação de nossa nova segmentação na estrutura de vendas, aumento da área de cobertura fora do eixo Rio-São Paulo, efetivação de parcerias importantes na área de serviços como com a HP, fortalecimento da nossa área de canais com a implementação do novo programa iConnect e projetos importantes de comunicação interna e externa que fortaleceram a marca Avaya em todos os públicos.
O que trouxeram de novidade?
O IPOffice, que em sua versão 9.0, lançada no nosso ano fiscal 2014, traz uma solução incomparável de comunicação, atendimento multicanal ao cliente, vídeo para empresas médias e pequenas e que pode ser implementada nas mais diversas modalidades, como nuvem, ou por meio dos tradicionais appliances dedicados. Além disso, gostaríamos de ressaltar as soluções de rede Fabric Connect.