A Avaya, empresa originada da Lucent Technologies, traz ao mercado brasileiro o Eclips (Enterprise Class IP Solutions), pacote de soluções IP para empresas que caminham rumo ao e-business. O Eclips consiste em seis produtos para comunicação IP (Internet Protocol), desenvolvidos pelos cientistas do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Avaya Labs.
As novas soluções de comunicação IP, direcionadas a empresas já estabelecidas ou virtuais (pontocom) em início de operação, oferecem qualidade de áudio, funcionalidade e diversas aplicações encontradas nas atuais soluções oferecidas para o mundo das comunicações IP.
Entre as vantagens de utilização da telefonia IP, destacam-se redução de custos, flexibilidade de acesso, mobilidade e facilidade de uso, observa o diretor de marketing Érsio Libera. Por conexões telefônicas ou pela Internet, o usuário pode se conectar à rede de sua empresa e trabalhar remotamente. Essa possibilidade estende-se também a agentes do contact center, que podem exercer suas atividades sem ter de deixar suas casas, ideal para para deficientes físicos, por exemplo.
A linha Eclips é composta pelos seguintes produtos:
Avaya IP 600 Internet Protocol Communications Server – servidor de comunicação 100% IP, com facilidades de contact center e caixas postais de mensagem de voz e fax integradas ao servidor. Flexível, atende também a pequenos e médios escritórios ou filiais.
– Avaya R300 Remote Office Communicator – solução IP que estende as funcionalidades do Definity para sites remotos. Conecta-se também à rede pública convencional e é indicado para pequenos escritórios e filiais.
– Avaya Definity IP Solution – interface do ambiente de voz com o ambiente de dados (IP), que coloca a empresa no mundo da convergência, garantindo investimentos já realizados.
– Avaya Directory Gateway – solução única para o gerenciamento e administração da informação de usuários, com acesso por web browser, permitindo que as informações dos funcionários de uma empresa sejam inseridas numa única interface html e atualizadas nos vários sistemas da corporação (Definity, Intuity Audix, e-mail, etc).
– Avaya IP Telephones – terminais telefônicos que se conectam diretamente à rede de dados da empresa. Permite o upgrade para inclusão de novas facilidades com download.
– Avaya Softphone – telefone virtual instalado em notebooks ou desktops, com todas as facilidades dos ramais digitais convencionais (identificação de chamadas, sinalização de mensagens em caixas postais, transferência, conferência, etc), que se conecta a redes de dados, VPN ou dialup.