A expansão do setor de callcenter também está refletindo nas escolas que oferecem curso para formação de mão-de-obra especializada, a exemplo da Bell Solution, que fica no bairro da Lapa, em São Paulo. Amanhã (20-12) mais uma turma de quinze alunos se forma na escola, juntando-se a outras 60 pessoas que já concluíram o curso de atendimento em telemarketing este ano, no estabelecimento.
O Instrutor da Bell Solution, Evilmar Marques, informa que a próxima turma, também de 15 alunos, inicia suas aulas em 8 de janeiro próximo e já há outra sendo formada para fevereiro. A escola oferece o curso em duas modalidades. No intensivo, as aulas são de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 17h00, durante duas semanas. Já no extensivo, os alunos assistem às aulas somente aos sábados, por um período de sete sábados.
O curso custa R$ 125. Mas, no intensivo, a Bell Solution oferece um desconto para alunos que estejam desempregados, o que resulta em um preço de R$ 80, pagos em duas vezes.
Formado, o aluno tem seu currículo publicado na Internet, no site da Gelre, uma agência de empregos. Além disso, informa Evilmar, a Bell Solution também envia os alunos para a Cooperdata, uma cooperativa de trabalho, parceira da escola. Para o ano que vem, Evilmar adianta que a Bell Solution poderá estreitar ainda mais esta parceria: obtendo um link do site www.bellsolution.com.br com o da Cooperdata. A intenção é a cooperativa enviar para nós os candidatos que ainda não possuem formação especializada no atendimento a clientes, explica o instrutor.
A escola – criada há três anos para formação de técnicos em telefonia para empreiteiras que trabalham com a Telefônica – começou a treinar mão-de-obra para atendimento em telemarketing em julho deste ano. Evilmar garante que a Bell Solution tem metodologia e estrutura para um bom aprendizado, como curso apostilado para teoria e um ambiente de callcenter, onde os alunos simulam o atendimento, um falando com o outro, via telefone.