Bloco do Colaborador Engajado

Fantasias, glitters, marchinhas, confetes, serpentinas. O clima de Carnaval com tudo que ele envolve está tomando conta das operações de atendimento. É o Bloco do Colaborador Engajado que pede passagem. Ciente da força da data para o brasileiro, o setor mais uma vez aproveita o momento de descontração para realizar junto aos colaboradores ações de motivação e conscientização, criando um clima harmonia e folia.  A superintendente nacional de desenvolvimento humano da Call, Kelly Cortes, explica que, no século passado, a preocupação das grandes empresas era investir em pacotes de benefícios apenas financeiros. No entanto, com o crescimento do mercado de trabalho, e expansão do negócio de contact center para o público jovem, a geração Y, fez-se necessário inovar e incluir o viés emocional. “Assim, os valores gastos com ações motivacionais deixaram de ser custo, e se tornaram investimento, garantindo uma equipe pontual, assídua, produtiva e saudável, uma vez que fazer atividades em ambiente agradável, apropriado, com a disponibilidade de todas as ferramentas laborais necessárias à prática da atividade fim cria um quadro produtivo”, comenta.
É nesse cenário que as ações carnavalescas nas operações estão inseridas. Até porque, como engajar é um dos grandes desafios hoje dentro de uma empresa, promover ações em datas comemorativas faz com que o colaborador se sinta parte da equipe, se motive com o ambiente de trabalho diferenciado e descontraído, segundo Natália Boim Colomina, gestora de Recursos Humanos da Konecta. “Com esse sentimento de pertencer o colaborador da o seu melhor para atingir os objetivos e metas do time, fazendo com que ele participe e se comprometa, aumentando nossa produtividade”, completa.
Dentro disso, Giselle do Carmo, gerente de Recursos Humanos da Virtual Connection, comenta ainda que ações de eventos e motivacionais são importantes por trazerem para dentro da empresa momentos de renovação de motivação e melhoria contínua do clima organizacional. “Em todos os eventos corporativos desenvolvemos ações pertinentes aos nossos valores organizacionais e reforçamos nossa cultura organização. Com isso, aumentamos o sentimento de pertencimento de nossos colaboradores bem como a satisfação dos mesmos com a empresa”, completa.
Outro ponto importante, destacado por Juliano Basílio, diretor de unidade na Vikstar, é que essa época do ano é uma das mais críticas para o absenteísmo. “Por isso, queremos trazer um pouco de tudo o que está lá fora, para dentro da operação. Vamos aliar produtividade, absenteísmo e cultura em uma grande festa.” Ele também acrescenta a importância de fazer com que os colaboradores sintam-se acolhidos e tenham momentos de descontração. “Todos têm família, alguns têm filhos, estudos e uma série de outras responsabilidades que preenchem muito tempo da vida. O lazer, às vezes, fica em segundo plano. Ter ações como esta, faz com que eles tenham a possibilidade de desfrutar de bons momentos”, pontua.
Nesse sentido, a assistente de marketing da Vector, Millena Andrade, esclarece que esse tipo de ação ajuda a movimentar as operações para trabalho em equipe, quebra um pouco da rotina de trabalho, além de ser uma forma de investir no bem-estar dos colaboradores, para que os mesmos “se sintam motivados e satisfeitos e realizem um atendimento cada vez melhor e com mais qualidade ainda”. Na mesma linha, Ana Flávia Pinto de Souza, coordenadora de talentos humanos da Algar Tech, explica que esses tipos de ações temáticas são uma forma de sair da rotina, esquecer a formalidade e alegrar o dia a dia dos profissionais. Tanto que o histórico de adesão dos colaboradores às campanhas é muito bom, segundo a executiva. “No caso específico do Carnaval, também é uma forma de valorizarmos a história e cultura do nosso país.”
CONSCIENTIZAÇÃO
Muitas empresas do setor também vão focar suas campanhas para a conscientização dos colaboradores, seja para a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou a gravidez indesejada. Esse é o caso da Callink. Com um quadro de aproximadamente seis mil colaboradores, sendo 80% desse público composto por jovens com faixa etária de 18 a 25 anos, a empresa entende que é cada vez mais importante promover a conscientização do público interno. “Sabemos a importância de contribuir com preservação da saúde e do bem estar do nosso capital humano, o que vem também ao encontro de um dos nossos principais valores, que é cuidar das pessoas”, comenta Fernanda Melo Conde, coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da Callink. Ela acrescenta que esta é uma forma de exercer o valor de maneira efetiva, com o objetivo contínuo de oferecer um ambiente saudável e propício para o desenvolvimento das pessoas, não apenas nos aspectos profissionais, mas também na qualidade de vida externa à organização.
Confira as ações que as empresas irão promover nesse Carnaval:
Ações com referências carnavalescas buscam manter bom clima organizacional nas operações
Call realiza atividades com operadores como forma de criar senso de pertencimento
Callink busca conscientizar colaboradores quanto à prevenção de DSTs e gravidez indesejada
Campanha irá premiar colaboradores que criarem o melhor jingle carnavalesco
Ações de Carnaval têm como foco aliar produtividade e cultura nas operações
Ações são direcionadas à motivação e conscientização dos colaboradores
Gincana busca estimular a criatividade e valorizar os colaboradores
Ações para o Carnaval têm como foco o lado educacional e o aspecto motivacional
Virtual Connection reforça valores organizacionais com ações no Carnaval

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