Boucinhas pesquisa as vantagens de usar software livre

0
10

A Boucinhas & Campos realizou pesquisa, no mês de outubro, perguntando aos empresários brasileiros “Qual a principal vantagem do uso de software livre, como o Linux, em sua empresa?” O resultado mostra que 40% creditam a principal vantagem ao fato de ser possível expandir a rede de computadores da empresa sem o custo de aquisição de novas licenças.

Em segundo lugar, com 29% das respostas, ficou a possibilidade de eliminar o custo de manutenção das licenças. O aumento da performance de hardware, com a maior parte das máquinas disponíveis no mercado e a possível redução de travamentos e problemas similares é apontada por 12% dos empresários como a principal vantagem do software livre. Para 7%, o grande benefício é o alto poder de customização de todas as aplicações. Outros 12% não responderam.

“Somando os percentuais de 40% e 29% dos que apontaram como vantagem eliminar o custo de aquisição de novas licenças e a manutenção das mesmas, respectivamente, teremos 69%. Esse resultado demonstra um forte motivo financeiro para a adoção de software livre”, analisa Raul Hara, gerente de Internet Business Boucinhas & Campos.

Segundo o gerente, na prática, a utilização de software livre pode gerar uma economia aproximada de 50% nos custos de tecnologia de informação. “Equipar um computador com sistema operacional, aplicativos profissionais e básicos como processador de texto, planilha e banco de dados, entre outros, demanda um custo próximo do próprio valor do equipamento”.

Raul Hara lembra que “embora as empresas de hardware e o governo estejam buscando formas de barateamento dos PC´s, o mesmo não ocorre em relação aos provedores e aplicativos”.

A pergunta é parte da Pesquisa de Clima Empresarial realizada mensalmente pela Boucinhas & Campos. Foram ouvidos 235 empresários de todo o país, sendo 71% da indústria, 13% do comércio e 16% do setor de serviços.