Call center da gripe



O call center criado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba para monitorar pacientes suspeitos de ter contraído a gripe A / H1N1 completou um mês de funcionamento na última segunda-feira (07/09). Nesse período, os dez profissionais de saúde encarregados de fazer a busca por telefone acompanharam 6.106 pessoas, que foram poupadas de retornos desnecessários às unidades de urgências médicas – os serviços de saúde onde foram diagnosticadas e receberam as primeiras orientações sobre o tratamento.

 

A informação é do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, que também coordena o Comitê de Controle e Prevenção da Gripe no município. Segundo ele, o perfil dos pacientes atendidos mudou para melhor desde que o call center entrou em funcionamento. O índice de pacientes que relataram melhora entre o diagnóstico e o primeiro contato telefônico, por exemplo, saltou de 70% para 93%. Já o total dos que se mantinham em estado inalterado entre o primeiro e o segundo contato caiu de 21% para 6%. Por último, casos de piora caíram de 9% para 1%.

 

Outro dado positivo, conta Ducci, foi a redução do número de pacientes contatados pelo call center, que são abordados pela primeira vez sempre no dia seguinte à data do diagnóstico nas unidades de urgências médicas da Prefeitura Enquanto o serviço chegou a telefonar para 693 pacientes no começo de agosto, o número de chamadas caiu para cerca de 140 nesta terça-feira (8). “Isso demonstra que a situação está se estabilizando e que estamos fazendo um bom trabalho”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima