A Callink fechou parceria com a Prefeitura de Uberlândia para implementar uma operação, que utilizará serviços de call center, para otimizar consultas e procedimento na saúde pública. O programa, nomeado “Alô, Saúde”, tem a expectativa de realizar até 30.000 contatos por mês, para confirmações de agendamentos de consultas e exames, com potencial de expansão das atividades.
O programa tem o objetivo de reduzir a quantidade de ausências em consultas médicas e exames agendados. Segundo números divulgados no lançamento do programa, apenas no primeiro semestre foram identificados mais de 25 mil agendamentos em que os pacientes não compareceram, o que gera impacto no fluxo de atendimento, na qualidade, e também na economia do município. Como parte da busca de solução para esse problema, a Callink fará o serviço de confirmação das presenças nos agendamentos.
O contato com os pacientes seguirá a relação de agendamentos fornecidos pela Central de Regulação, que continuará responsável por toda gestão da marcação das consultas e/ou exames. Ao ligar para os pacientes com pré-reservas, os profissionais da equipe Callink irão confirmar a presença ao agendamento, informando à Central de Regulação as ocorrências de não confirmação. Assim será possível que os responsáveis pela agenda possam fazer novas marcações, com a otimização dos atendimentos, o que evita desperdício de tempo e de recursos gastos com ausências, além de agilizar o serviço público de saúde na cidade. Outra vantagem dessa operação é que todas a ligações realizadas serão registradas, o que segundo a Prefeitura de Uberlândia, dará maior transparência aos serviços prestados em relação à confirmação dos agendamentos.
A gerente comercial da Callink, Lylianara Carrijo, conta como se deu a parceria. “Estamos desde maio trabalhando nesse projeto com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo em contribuir por meio da nossa expertise em atendimento e processos para otimizar a agenda da saúde pública municipal. Além de ofertar um serviço diferenciado, temos o compromisso de acompanhar e identificar possíveis melhorias e inovações que possam ser aplicadas, na melhoria da qualidade do atendimento à população de Uberlândia”, destaca.
O secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, também destaca que este é um primeiro passo e que o programa poderá ser ampliado. “Aos poucos, esse sistema poderá ir assumindo outras funções progressivamente, como orientação, comunicação entre unidades, articulação da rede pública e privada. Poderemos colher grandes frutos deste primeiro passo que estamos dando”, ressaltou.