Capacitação na Web 2.0

0
8



O avanço das tecnologias tem se mostrado uma solução eficaz na capacitação de pessoas e a utilização do e-learning a forma para dar maior agilidade nos treinamentos. O que as universidades e corporações no mundo todo descobriram agora é que aproveitar o aprendizado adquirido de maneira informal nas redes sociais, blogs, microblogs, enciclopédias coletivas (wikis) permite que a adesão e retenção do conhecimento por meio de cursos opcionais seja maior e melhor aproveitada no treinamento dos colaboradores. Diante disso, a Ciatech, empresa de e-learning, lança o SapiênCia, solução para oferecer cursos prontos on-line, utilizando recursos de Web 2.0.

 

Com uso de linguagem objetiva, curta duração (em média 60 minutos cada curso) e com supervisão pedagógica de especialistas, os cursos são feitos por meio de um portal de conhecimento. “As empresas devem estar preparadas para a formação dos colaboradores neste contexto, pois grande parte de seu time é formada por ´Aprendizes 2.0´, ou seja, pessoas que já estão acostumadas a utilizar ferramentas colaborativas de Internet e relacionar-se em redes sociais fora do ambiente corporativo”, comenta Alex Augusto, CEO da Ciatech.

 

O modelo utiliza ferramentas e recursos de web 2.0, jogos, leituras complementares e troca de experiência com outros alunos, já que um dos grandes diferencias da solução está na continuidade do aprendizado on-line por meio do acesso ao Portal SapiênCia, que disponibiliza recursos colaborativos como fóruns, biblioteca, calendário de eventos e mensagens, formando assim uma rede social entre os aprendizes. No portfólio atual do Sapiência já podem ser encontrados os seguintes cursos: Inovação, Novo Acordo Ortográfico, Gestão Financeira Pessoal, Auto Desenvolvimento, Técnicas de Apresentação, Diversidade e Empreendedorismo Corporativo.