Caramuru reduz custos de telefonia

0
1


A Caramuru Alimentos, grupo brasileiro de industrialização de grãos, acaba de finalizar a implantação de mais de 10 pontos de Voz sobre IP (VoIP) e já planeja estender a rede para 30 localidades em todo o país, o que deve representar uma economia de cerca de 30% do valor atual em telecomunicações. As iniciativas contam com o apoio da Computeasy, que há cerca de 10 anos presta serviços de integração e consultoria para a indústria.

Com a matriz em Itumbiara (GO), a Caramuru possui 60 unidades, nos estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará. Esses pontos são interligados por uma rede Frame Relay, fornecida pela Embratel. Para atingir localidades de difícil acesso, algumas filiais são interligadas por satélite.

Atualmente, dez filiais estão utilizando gateways de VoIP, o que já representa uma grande economia com custos de interurbanos. “O investimento no equipamento tem retorno rápido, cerca de cinco meses. Não há custo extra na rede, pois já havia banda disponível para essa aplicação”, esclarece Renato Pereira de Souza, Gerente de TI da Caramuru.