O board da Vantive e da PeopleSoft está publicando uma carta para por fim às especulações sobre a aquisição. O ponto fundamental é esclarecer que cada uma das empresas vai atuar de forma independente, mantendo seus produtos, clientes e parceiros. A carta, assinada por Craig Conway, presidente e CEO da PeopleSoft, Inc., e Tom Thomas, presidente e CEO da Vantive Corp., anunciaram que “a fusão das duas empresas tem como objetivo alinhar dois líderes de mercado para tornar-se o número um do mundo em soluções corporativas de e-business”. Os executivos ressaltam seu comprometimento com os clientes, auxiliando-os a alcançar seus objetivos em Customer Relationship Management (CRM).
Eles lembram que a fusão está sujeita a certas condições, como revisão e aprovação das autoridades governamentais anti-truste, mas admitem que o acordo deverá ser fechado ainda em dezembro ou, no máximo, até primeira semana de janeiro.
Eis, na íntegra, os pontos divulgados por Conway e Thomas, que devem orientar a atuação das empresas após a fusão:
”1) A marca Vantive irá permanecer – A PeopleSoft terá uma unidade de negócios dedicada a CRM. Superioridade técnica e market share foram fatores decisivos para a aquisição da Vantive pela PeopleSoft. A PeopleSoft pretende adicionar recursos importantes para manter e ampliar esta área de negócios dentro da empresa e está absolutamente comprometida com o aperfeiçoamento contínuo da linha de produtos CRM. Fará investimentos significativos neste sentido, oferecendo recursos CRM exclusivos. A solução manterá o nome Vantive.
”2) Compromisso com as parcerias – Os parceiros continuarão a ter um papel vital na entrega das nossas soluções. A Vantive continuará a oferecer uma solução aberta de CRM, e a PeopleSoft manterá os investimentos na integração entre o Vantive Enterprise e outros fornecedores líderes de ERP, como SAP e Oracle entre outros. O objetivo é garantir aos clientes independência na escolha de soluções de front office e back office. Os clientes que desejarem adotar Vantive e Peoplesoft já dispõe do QuickConnect, solução para integração rápida entre as aplicações de ERP e CRM.
”3) Proteção do Investimento – A proteção ao investimento do cliente continuará a gozar da mais alta prioridade no desenvolvimento e estabelecimento de qualquer aperfeiçoamento de produto. A arquitetura do Vantive Enterprise não será modificada a curto prazo, e a PeopleSoft continuará a oferecer as ferramentas e serviços necessários para a atualização de versões mais antigas. A proteção aos investimentos realizados pelos clientes é prioridade, e a PeopleSoft continuará investindo no desenvolvimento e aprimoramento da linha de produtos Vantive. A estratégia para clientes Web da PeopleSoft alinha-se muito próxima a da Vantive. A PeopleSoft também continuará a oferta da Vantive de ferramentas e serviços a fim de possibilitar aos clientes que atualizem suas instalações mais antigas para as mais recentes versões da Vantive.
”4) Suporte – As capacitações de suporte serão incrementadas, local e mundialmente. O suporte aos produtos de CRM não apenas será mantido como ampliado localmente e em todo o mundo. Os clientes terão acesso a uma hotline, que disponibilizará atendimento 24 horas por dia, e contarão ainda com o auxílio, via Internet, de consultores de e-business, para suprir qualquer necessidade especial.
”5) Compromisso com E-Business – Outro fator determinante na fusão da Peoplesoft com a Vantive foi o compromisso com o desenvolvimento contínuo de arquiteturas Web. Com a integração da solução Vantive aos produtos e-Store e e-Procurement, da PeopleSoft, os clientes terão acesso a uma solução integrada, completa e inovadora de e-business.”