A Esso estará inaugurando, dia 1º de setembro, um Centro de Suporte ao Cliente, atraves de uma central de atendimento, na cidade de Curitiba, para servir ao Essocard Mercosul, cartão de crédito internacional na América Latina que a companhia petrolífera lançará simultaneamente no Brasil e na Argentina.
O Essocard Mercosul faz parte de um projeto que inicialmente soma US$ 60 milhões e tem como alvo as empresas que possuem frota de no mínimo dez veículos. A idéia é fazer com que o motorista de caminhão, taxi ou ônibus pague o produto ou serviço oferecidos nos postos Esso com o cartão, evitando ter de trocar de moeda a cada travessia de fronteira. A Esso também pretende instalar leitoras do cartão nos pedágios das rodovias para que eles possam ser pagos com o cartão.
Para as empresas associadas, a Esso oferecerá relatórios mensais informando a performance do motorista, como o tempo que ele gastou para percorrer o trajeto, a quilometragem gasta por litro de combustível, entre outros. O relatório também vai apresentar as despesas com impostos sobre combustíveis que variam de país para país e até de um Estado para outro, simplificando o pedido de ressarcimento dos créditos acumulados a que tenham direito.
A Esso será a própria administradora e operadora do cartão, contando com investimentos de US$ 23 milhões para a instalação de um call center atendendo nas línguas portuguesa e espanhola. No Brasil e Argentina, a Esso estima que mil empresas em cada país se filiem ao projeto. O serviço já funciona no Chile e deve ser estendido também para Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.