A área de atendimento ao consumidor da GVT, desenvolvedora de soluções de telefonia, banda larga e Internet, cresceu 32% nos últimos dez meses. Somente na cidade paranaense de Maringá, a equipe saltou de 128 pessoas no ano 2000 para 620 este ano. Principal porta de entrada do cliente, a unidade é tida como estratégica para a empresa, que mantém o atendimento 100% próprio, com mais de mil funcionários dedicadas ao relacionamento com o usuário entre Curitiba e Maringá. Para reconhecer os operadores, a operadora comemora o Dia do Operador de Telemarketing, 4 de julho, com direito a ambiente decorado e distribuição de presentes.
A expansão da central acompanha a ampliação das operações da GVT, que hoje atua em 76 cidades, e reflete também um movimento do mercado. Somente em Curitiba, a profissão de teleatendente cresceu 59% de 2005 a 2007, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. “Uma das premissas básicas da GVT é a qualidade no contato com nossos clientes baseada na transparência e efetividade da informação prestada. Além do treinamento, nossa equipe tem a cultura GVT arraigada e trabalha em um ambiente onde se preza o bem estar”, afirma Frederico Gomes, diretor de Atendimento ao Cliente da empresa.
O resultado é que cerca de 90% das solicitações dos clientes que entram em contato com a central da GVT são resolvidas na primeira ligação, sem a necessidade de sucessivas transferências. Ao final de cada atendimento, o cliente responde um questionário eletrônico que mostra resultados superiores a 90% em satisfação. Além disso, a rotatividade dentro da central de atendimento é de 4% enquanto a taxa de mercado chega a 12%. Entre os atendentes, 63% têm mais de seis meses de casa e desses 54% estão há mais de um ano na companhia.