O chatbot é um setor em expansão e isso foi comprovado no mapa de ecossistema de bots. No último ano houve aumento de 27% nas empresas desenvolvedoras, segundo o relatório da Mobile Time. Participaram da pesquisa 66 empresas distribuídas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas. A maioria destas desenvolvedoras (43) está concentrada em São Paulo.
A pesquisa mediu também o tráfego de mensagens enviadas pelos bots dessas empresas durante o período de um ano. Constatou-se que no intervalo de tempo analisado, a quantidade de mensagens trocadas teve aumento de 60% – passou de 500 milhões em 2017 para 800 milhões em 2018.
Para Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now – uma das participantes da pesquisa -, o aumento dessa demanda reforça o quanto as empresas estão buscando o aperfeiçoamento do atendimento. “Otimizar o atendimento ao cliente traz inúmeros benefícios, principalmente quando falamos em satisfação dos clientes, aumento de receita e redução de custos. As empresas perceberam que o atendimento ao cliente se tornou variável fundamental para manter-se competitivo no mercado”, disse.