Chiptek gerencia infra-estrutura de TI da Accor Hotels

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Hoje, com uma rede composta por 112 unidades entre hotéis e flats, a meta da Accor Hotels, unidade de negócio do Grupo Accor, é dobrar esse número até o final de 2005. Este ano a organização terceirizou o gerenciamento e a manutenção do seu parque de tecnologia por meio da contratação do serviço GSU (Gestão de Suporte ao Usuário), da Chiptek, companhia especializada na gestão da infra-estrutura de Tecnologia da Informação.
Segundo Nedyr Pimenta Filho, diretor de TI da Accor Hotels, antes da contratação da Chiptek o atendimento ao usuário era realizado internamente, o que gerava alto custo com telefonia e o não cumprimento dos níveis de serviço. “Ainda não conseguimos medir o volume real de redução de custos, o que deve ser feito a partir da adoção dos serviços em 40 unidades”, avalia o executivo.
“Nossa meta é ampliar o contrato no sentido de cobrir toda a malha hoteleira da organização no País”, ressalta Marcos Davidiuk, diretor de tecnologia da Chiptek. Hoje, sete profissionais da prestadora do serviço atendem as 26 unidades da Accor Hotels do Brasil. A comunicação é realizada por meio de link dedicado, interligado entre a sede da organização e a prestadora do serviço.
Pimenta Filho acrescenta que, apesar de a terceirização gerar a diminuição de custos, a escolha pelo serviço foi baseada no aumento da qualidade no suporte dos equipamentos e nas chamadas atendidas. “Avaliamos outras soluções no mercado, mas o GSU era mais completo e atendia as nossas necessidades.”
O GSU é uma plataforma que se propõe a atender todos os requerimentos e necessidades de cada usuário dos sistemas de tecnologia. Os objetivos da Chiptek alinham-se aos do gestor da TI por meio de serviços de suporte à comunidade de usuários, proatividade e eficácia a toda a estrutura organizacional e obtenção de resultados.Os componentes do GSU são: help desk; suporte a hardware e software; inventário – que consiste em gestão de ativos e gestão de mudanças – ; suporte especializado de 3o nível; SLM (Service Level Management), além de homologação e padronização de novas tecnologias.