A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizou, ontem (22/11), uma audiência pública para discutir as relações trabalhistas e condições de trabalho na área de telemarketing. A audiência foi proposta pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG). O debate contou com a participação de Valmira Luzia da Silva, assessora jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), o assessor jurídico da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), Cláudio Tartarini, além de Paulo Soares, assessor parlamentar da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), Valéria Reis Galvão Andrade, diretora de Relacionamento do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC), e Miguel Cui, vice-presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec).
Segundo a assessora jurídica do Sintratel, Valmira Luzia da Silva, é preciso avaliar as possibilidades de ampliar a regulamentação e os instrumentos para coerção do setor. Já para Cláudio Tartarini, assessor jurídico da ABT, a regulamentação do setor (Norma Regulamentadora 17) deve melhorar muito as condições de trabalho dos atendentes de telemarketing e, conseqüentemente, do serviço prestado ao consumidor. O assessor parlamentar da Abemd, Paulo Soares, reconheceu que há muitas reclamações contra os serviços de atendimento ao usuário, mas lembrou que a área é responsável por solucionar problemas de diversos clientes, sem que eles precisem se deslocar até o local dos serviços ou de venda dos produtos.