Não é segredo que está cada vez mais difícil encontrar e reter talentos. Escassez de mão de obra e alto turnover são apenas alguns dos fatores que tornaram a vida das empresas mais difícil. O presidente da Elancers, Cezar Tegon, lista 10 dicas para os profissionais de recrutamento e seleção que querem contratar melhor e com mais assertividade:
1 – Conheça bem o segmento da empresa e sua situação econômica. Assim você identifica que tipo e qualidade de profissionais podem ser contratados.
2 – Conheça a cultura da empresa, desta maneira pode contratar profissionais em consonância com suas crenças e valores, evitando pedidos de demissões prematuros.
3 – Conheça o perfil comportamental de cada vaga para identificar e contratar profissionais mais por comportamento (aptidão) do que por habilidades técnicas. Evite contratar por competências e demitir pelo comportamento.
4 – Desenvolva estratégias de captação e atração regional. Saber onde encontrar os profissionais e como atraí-los é um dos principais atributos para contratar os melhores e mais qualificados profissionais para seu segmento.
5 – Entenda a diferença entre atrair e selecionar. São etapas distintas que exigem estratégias e conhecimentos específicos, que dependem do segmento, região e tipo de mão de obra necessária. Para ser mais assertivo, avalie se é melhor dividir atividades específicas em cada área.
6 – Conheça os diferentes tipos de candidatos e tenha estratégias distintas para cada um. Os ativos, por exemplo, buscam emprego e aceitam facilmente oportunidades, enquanto os passivos estão empregados e demandam um maior esforço para atraí-los e contratá-los.
7 – Invista em habilidades de marketing e vendas. Hoje, um bom recrutador precisa embalar suas vagas, criar atrativos para os candidatos e vender os atributos da empresa.
8 – Existem sistemas apenas para busca de currículos, enquanto outros permitem uma gestão completa e inteligente dos processos de seleção. Para otimizar e trabalhar com mais produtividade, é preciso inovar e investir em sistemas que de fato façam e-Recruitment.
9 – Se ligue no conceito de employer branding. Significa criar sua base exclusiva de candidatos do seu segmento e de sua região que têm interesse em trabalhar para a sua empresa. Com isso, elimine qualquer outro canal de recebimento de currículos, atraindo os interessados em trabalhar na sua empresa para sua página personalizada “Trabalhe conosco”. Não se engane, não administrar seus processos seletivos gera forte retrabalho ao longo do tempo.
10 – Pratique o recrutamento interno. Tenha estratégias e políticas bem definidas e valorize a meritocracia. Esta é, com certeza, uma das melhores fontes para contratar e reter talentos.