Como entender (e reter) os millennials

Autor: Thiago Gonçalves
Os Millennials, também chamados de Geração Y, são os jovens nascidos entre 1980 e 2000 e que já respondem por uma grande parcela do mercado de trabalho. Inovadores, criativos, tecnológicos, individualistas e multitarefas, os Millennials são bem diferentes da Geração X, referência para muitos profissionais de Recursos Humanos, e é difícil agradá-los. Planos de carreira, estabilidade e bons planos de saúde já não são suficientes para mantê-los nas empresas.
Os gestores vêm tentando desvendar os segredos para cativar esse novo perfil profissional, mas a tarefa pode ser mais simples do que parece. Nascidos em épocas de grande inovação tecnológica e prosperidade econômica, os Millennials foram criados por pais superprotetores que não quiseram repetir o desleixo recebido pelos Baby Boomers, extremamente workaholics, e inflaram a autoestima de seus filhos. Com os dias repletos de atividades extracurriculares, as crianças se tornaram multidisciplinares, super capacitados, tecnológicos, ambiciosos, imediatistas e competitivos.
Por essas razões, grande parte destes jovens têm dificuldade de se manter em um emprego e respeitar a hierarquia imposta nas empresas. Um Millennial não está disposto a fechar um acordo de longo prazo para pequenos ganhos, procura crescimento rápido. A solução então é conquistar a confiança deste colaborador e fazê-lo acreditar na cultura da empresa, construindo algo que tenha a ver com a visão dessa nova geração e oferecer o que ele deseja.
Esse jovem não tem em si um forte sentimento de coletividade e tende a priorizar o crescimento pessoal acima das necessidades organizacionais e por isso que é importante criar o sentimento de pertencimento dentro da empresa, fazer com que se sinta parte indispensável de um time, que entenda o seu papel no resultado do trabalho em grupo.
Esses profissionais também não podem se sentir estagnados. Acostumados com as inovações tecnológicas e com a velocidade da internet, eles precisam sentir que estão em constante crescimento e que algo novo sempre pode acontecer.
Constantemente conectados, esses profissionais não admitem problemas com internet, proibição de redes sociais e equipamentos ultrapassados no mercado de trabalho. O investimento em tecnologia é prioridade para eles.
Benefícios e reconhecimento
Ao contrário das gerações anteriores, os Millennials não estão muito preocupados com estabilidade de carreira e benefícios antes valorizados pelos antigos funcionários como ótimos planos de saúde, eles querem ir além, para eles alternativas como flexibilidade de horários e de espaço podem ser benefícios mais importantes. O trânsito é um inimigo real no ambiente corporativo e por serem ansiosos e prezarem qualidade de vida, eles odeiam perder tempo parados. Poder sair de casa fora do horário de rush ou poder trabalhar de casa (home office) são soluções que agradam aos mais jovens.
Um plano de benefícios que esteja de acordo com a visão desses trabalhadores ajuda a mantê-los felizes e engajados. Descontos em academias, SPA´s, restaurantes naturais e farmácias são vistos como um plus desejável por estes profissionais.
Para agradá-los, os gestores também devem estar dispostos a reconhecer seus esforços. Pesquisas afirmam que o reconhecimento está entre os cinco fatores mais importantes para os colaboradores e que, quando reconhecidos, 78% dos profissionais dizem se esforçar ainda mais.
Lidar profissionalmente com o jovem da Geração Y não é algo tão simples, mas se os canais de comunicação estiverem abertos e o diálogo for incentivado a relação fica muito mais fácil.
Thiago Gonçalves é Country Manager da GoIntegro.

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